Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8311
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Resolução de Problemas na formação de professores de Ciências da Natureza: aspectos pedagógicos e metodológicos |
Autor(es): | Siqueira, Vanessa Fagundes |
Primeiro Orientador: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se um estudo da metodologia de Resolução de Problemas na formação de professores de Ciências da Natureza. Para este fim, demonstra-se uma pesquisa sobre esta estratégia didática, bem como o aprofundamento de seus aspectos pedagógicos e metodológicos. Também apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a temática entre os anos de 2000 a 2016, no qual foram investigados quatro periódicos que abordam a Resolução de Problemas na formação docente na área de Ciências da Natureza. Nesta pesquisa, procura-se entender como os professores da área se apropriam, produzem e implementam problemas para a Educação Básica em curso de formação. Os dados foram levantados em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Pampa do campus Caçapava do Sul, RS. Para isso, analisou-se e categorizou-se os problemas elaborados pelos docentes durante o curso de extensão, identificou-se as dificuldades e capacidades dos professores ao produzirem problemas da área de Ciências da Natureza, tal como a potencialidade da implementação da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica. Ao analisar esses aspectos, constata-se que os professores, através do curso de formação, conseguem construir problemas que abordam aspectos importantes para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, percebe-se que ao incentivar a autoria através da elaboração dos blocos de problemas, os professores tornam-se mais autônomos sobre suas aulas. Destaca-se que a aplicação dos problemas produzidos na Educação Básica revelou aos professores diversas dificuldades. As dificuldades enfrentadas por esses professores, as atividades desenvolvidas no curso, bem como os momentos de cooperação em grupo fizeram com que os docentes refletissem sobre suas práticas e demonstrassem o aprimoramento de outras habilidades importantes para trabalho docente. Assim, constata-se que o desenvolvimento de metodologias alternativas de ensino, como a Resolução de Problemas, em curso de formação docente contribui para o aperfeiçoamento profissional. |
Resumen : | This work presents a study of the methodology of Resolution of Problem in the training of teachers of Natural Sciences. For this purpose, a research on this methodological strategy is demonstrated, as well as the deepening of its pedagogical and methodological aspects. We also present a bibliographic review on the theme between the years 2000 to 2016, in which four periodicals that deal with Problem Solving in teacher training in the area of Natural Sciences were investigated. In this research, we try to understand how teachers in the area appropriate, produce and implement problems for Basic Education in the course of training. The data were collected in the course of university extension at the Federal University of Pampa of campus Caçapava do Sul, RS. For this, the problems elaborated by the teachers during the extension course were analyzed and categorized, the difficulties and capacities of the teachers were identified when producing problems of the area of Sciences of the Nature, as well as the potentiality of the implementation of the methodology of Resolution of Problems in Basic Education. When analyzing these aspects, it is verified that the teachers, through the training course, managed to construct problems that deal with aspects important for the cognitive development of the students, it is noticed that when encouraging the authorship through the elaboration of the blocks of problems, the teachers become more autonomous about their classes. It is noteworthy that the application of the problems produced in the Basic Education revealed to the teachers several difficulties. The difficulties encountered by these teachers, the activities developed during the course, as well as the moments of group cooperation caused the teachers to reflect on their practices and demonstrate the improvement of other important skills for teaching work. Thus, it is verified that the development of alternative teaching methodologies, such as Problem Solving, in the course of teacher training contributes to professional improvement. |
Palabras clave : | Formação de Professores Resolução de Problemas Metodologia Ativa Ensino de Ciências Teacher Training Problem Solving Active Methodology Science Teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citación : | SIQUEIRA, Vanessa Fagundes. Resolução de Problemas na formação de professores de Ciências da Natureza: aspectos pedagógicos e metodológicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8311 |
Fecha de publicación : | 2018 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Fagundes Siqueira - 2018.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.