???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9355
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Duarte, Gabriela Bohlmann-
dc.creatorTorma, Carina Gomes-
dc.date.accessioned2024-07-01T20:31:50Z-
dc.date.available2024-07-01-
dc.date.available2024-07-01T20:31:50Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationTORMA, Carina Gomes. Constituição identitária docente de alunos do curso de letras línguas adicionais: uma análise das percepções sobre a prática voluntária no núcleo de línguas adicionais (NLA). 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9355-
dc.description.abstractThis paper presents the analysis of how student teachers of the Bachelor of Arts in Additional Languages Teaching - English, Spanish and Literature of the Federal University of Pampa, Bagé, perceived their processes of teacher identity constitution in voluntary teaching practices in the context of extension in the Nucleus of Additional Languages (NLA). The NLA's main objective is to offer free English and Spanish courses to the internal and external community every semester, providing students with the opportunity to exercise teaching practices in an extension context. The analysis was based on the definitions of extensionist practices in a university environment (GUADILLA, 2011, CALDERÓN, 2011; NASCIMENTOS E FAÇANHA, 2018), of identity (BOHN, 2005; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000; HALL, 2000), and of teacher’s identity (NORTON, 2000; BOHN, 2005; SCOZ 2011; TARDIF, 2002). The research conducted had a qualitative approach. In 2018, interviews were conducted with 5 student teachers who worked as volunteer English teachers at the NLA. The data analysis, based on the selected theoretical framework, indicated that most students perceived themselves as students and teachers while working at the NLA. In addition, the students recognized the importance of that space for teaching practice. It was possible to conclude that the voluntary practice, in an extension context, can be relevant in the identity formation of student teachers, thus contributing to their education at the University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstituição identitária docentept_BR
dc.subjectFormação de alunos-professorespt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectTeacher identity constitutionpt_BR
dc.subjectStudent-teachers educationpt_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.titleConstituição identitária docente de alunos do curso de letras línguas adicionais: uma análise das percepções sobre a prática voluntária no núcleo de línguas adicionais (NLA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Gabriela Bohlmann-
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciane Salcedo-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a análise de como alunos-professores do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, perceberam seus processos de constituição identitária docentes a partir de práticas voluntárias de ensino no contexto da extensão no Núcleo de Línguas Adicionais (NLA). O NLA tem como principal objetivo oferecer cursos gratuitos de Inglês e Espanhol à comunidade interna e externa todos os semestres, proporcionando aos estudantes a oportunidade de exercer práticas de ensino num contexto de extensão. Para a condução da análise, foram utilizados trabalhos referentes a definições de práticas extensionistas em ambiente universitário (GUADILLA, 2011; CALDERÓN, 2011; NASCIMENTOS; FAÇANHA, 2018), à definição de identidade (BOHN, 2005; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000; HALL, 2000) e de identidade docente (NORTON, 2000; BOHN, 2005; SCOZ, 2011; TARDIF, 2002). A pesquisa conduzida teve uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas, em 2018, com 5 alunos-professores que atuaram como professores voluntários de inglês no NLA. A análise de dados ,a partir do referencial teórico escolhido, indicou que a maioria dos alunos percebeu-se como alunos e como professores enquanto atuou no NLA. Além disso, os alunos reconheceram a importância desse outro espaço para a prática docente. Com isso, foi possível compreender que esta prática voluntária, em contexto de extensão, pode ter relevância na constituição da identidade dos professores em formação, contribuindo assim para a sua formação na Universidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Carina_Gomes_Torma 2020.pdf629 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???