Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9283
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O uso do GeoGebra na resolução do problema da duplicação do cubo
Autor(es): Marostega, João Sidinei
Primeiro Orientador: Vaz, Francieli Aparecida
Coorientador: Oliveira, Cristiano Peres
1° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
2° Membro da banca: Bihain, Anderson Luis Jeske
3° Membro da banca: Blass, Leandro
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência referente a uma aula inédita para o autor envolvendo o estudo de equações cúbicas, realizado junto a uma turma do terceiro ano da Escola Estadual do Ensino Médio Yeté no município de Tuparendi-RS. Durante esse trabalho buscou-se identificar a contribuição que as tecnologias podem fornecer, na forma de estimulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e das estruturas cognitivas que contribuam para o entendimento dos conteúdos abordados dentro da disciplina de matemática durante o terceiro ano do Ensino Médio. Durante este trabalho, com o objetivo de compreender quais as possíveis contribuições que o uso de tecnologias poderia trazer para o estudo das equações cúbicas, foi utilizado o software GeoGebra como ferramenta complementar no processo de ensino aprendizagem. O papel do professor no decorrer do trabalho resumiu-se a uma postura de agente orientador, transferindo para o aluno o papel de protagonista nesse processo construtivo do conhecimento, possibilitando a eles através da experimentação, acerto e erro, formular suas próprias conclusões. Visando fornecer subsídios para criar um ambiente de pesquisa e debate foi proposto um desafio envolvendo a resolução de um problema com equações cúbicas, onde em um primeiro momento foi solicitado que tentassem encontrar a solução e após testarem as mesmas no GeoGebra. A avaliação do trabalho considerou a evolução do pensamento matemático, por parte dos alunos, quando esses conseguiram, durante a atividade, estruturar suas ideias em consonância com os conceitos matemáticos trabalhados anteriormente, o que foi potencializado com o uso do software GeoGebra, auxiliando de forma contundente no desenvolvimento da autonomia de pensamento dos alunos.
Abstract: This paper presents an experience report referring to an unprecedented class for the author involving the study of cubic equations, carried out with a third-year class at Escola Estadual do Ensino Médio Yeté in the city of Tuparendi-RS. During this work, we sought to identify the contribution that technologies can provide, in the form of a stimulus for the development of logical reasoning and cognitive structures that contribute to the understanding of the contents addressed within the discipline of mathematics during the third year of high school. During this work, with the objective of understanding the possible contributions that the use of technologies could bring to the study of cubic equations, the GeoGebra software was used as a complementary tool in the teaching-learning process. The teacher's role in the course of the work boiled down to a posture of guiding agent, transferring to the student the role of protagonist in this constructive process of knowledge, enabling them, through experimentation, success and error, to formulate their own conclusions. Aiming to provide subsidies to create an environment for research and debate, a challenge was proposed involving the resolution of a problem with cubic cubic equations, where at first they were asked to try to find the solution and after testing them in GeoGebra. The evaluation of the work considered the evolution of mathematical thinking on the part of the students, when they managed, during the activity, to structure their ideas in line with the mathematical concepts previously worked on, which was enhanced with the use of the GeoGebra software, helping in a way forceful in the development of students' autonomy of thought.
Palavras-chave: GeoGebra
Equações cúbicas
Construção
Autonomia
Protagonista
Cubic equations
Construction
Autonomy
Protagonist
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
Citação: MAROSTEGA, João Sidinei. O uso do GeoGebra na resolução do problema da duplicação do cubo. 2023. 47f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9283
Data do documento: 10-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joao_Final_SEI.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.