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Tipo: Dissertação
Título : Cultura de paz e educação para a paz: contextos, conflitos e práticas de orientadores educacionais
Autor(es): Souza, Dilce Brasil de
Primeiro Orientador: Lindemann, Renata Hernandez
Coorientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
2° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
3° Membro da banca: Salles Filho, Nei Alberto
4° Membro da banca: Hammes, Lucio Jorge
Resumo: O objetivo desta pesquisa é discutir os contextos, os conflitos e a prática do Orientador Educacional articulados com os elementos da Cultura e da Educação para a Paz. Para isso, o referencial teórico é construído por Salles Filho (2019), Morin (2005, 2011, 2015, 2021), Jares (2002) e Guimarães (2011). Os conceitos centrais são Cultura e Educação para a Paz, Gestão Escolar e Complexidade, tais conceitos foram assumidos e pensados sobre um entrelaçamento entre o Manifesto 2000, a Pedagogia da Conflitologia e os Sete saberes necessários à educação do futuro. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista semiestruturada, com nove Orientadoras Educacionais, atuantes da rede pública de Bagé-RS. Os resultados foram construídos com base na Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016) e organizados em três categorias: Contextos, Conflitos e Prática profissional dos Orientadores Educacionais à luz da Cultura de paz, Gestão escolar e Sete Saberes. Essas categorias permitem perceber, por exemplo, a presença das virtualidades e negligências, como fonte geradora de conflitos, que somadas a falta de tolerância e diálogo afetam as convivências. Também apontam a parceria entre escola e família e a importância da formação dos profissionais da gestão frente às adversidades e diversidades presentes no ambiente educacional. Destaca-se como importante estimular à comunidade escolar a entender os contextos e encaminhar ações não violentas de conflitos.
Resumen : The objective of this research is to discuss the contexts, conflicts and practice of the Educational Advisor articulated with the elements of Culture and Education for Peace. For this, the theoretical framework is constructed by Salles Filho (2019), Morin (2005, 2011, 2015, 2021), Jares (2002) and Guimarães (2011). The central concepts are Culture and Education for Peace, School Management and Complexity, such concepts were assumed and thought about an intertwining between the Manifesto 2000, the Pedagogy of Conflictology and the Seven knowledge necessary for the education of the future. Methodologically, it is a qualitative research, built from a semi-structured interview, with nine Educational Advisors, working in the public school system in Bagé-RS. The results were constructed based on Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016) and organized into three categories: Contexts, Conflicts and Professional Practice of Educational Counselors in the light of the Culture of Peace, School Management and Seven Knowledge. These categories allow us to perceive, for example, the presence of virtualities and negligence, as a source of conflict, which, combined with the lack of tolerance and dialogue, affect coexistence. They also point out the partnership between school and family and the importance of training management professionals in the face of adversities and diversities present in the educational environment. It is important to encourage the school community to understand the contexts and take non-violent conflict actions.
Palabras clave : Cultura da paz
Educação para paz
Gestão escolar
Culture of peace
Education for peace
School management
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : SOUZA, Dilce Brasil de. Cultura de paz e educação para a paz: contextos, conflitos e práticas de orientadores educacionais. 2024. 119 f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9193
Fecha de publicación : 18-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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