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dc.contributor.advisor1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.creatorSouza, Dilce Brasil de-
dc.date.accessioned2024-05-08T16:43:35Z-
dc.date.available2024-05-07-
dc.date.available2024-05-08T16:43:35Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Dilce Brasil de. Cultura de paz e educação para a paz: contextos, conflitos e práticas de orientadores educacionais. 2024. 119 f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9193-
dc.description.abstractThe objective of this research is to discuss the contexts, conflicts and practice of the Educational Advisor articulated with the elements of Culture and Education for Peace. For this, the theoretical framework is constructed by Salles Filho (2019), Morin (2005, 2011, 2015, 2021), Jares (2002) and Guimarães (2011). The central concepts are Culture and Education for Peace, School Management and Complexity, such concepts were assumed and thought about an intertwining between the Manifesto 2000, the Pedagogy of Conflictology and the Seven knowledge necessary for the education of the future. Methodologically, it is a qualitative research, built from a semi-structured interview, with nine Educational Advisors, working in the public school system in Bagé-RS. The results were constructed based on Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016) and organized into three categories: Contexts, Conflicts and Professional Practice of Educational Counselors in the light of the Culture of Peace, School Management and Seven Knowledge. These categories allow us to perceive, for example, the presence of virtualities and negligence, as a source of conflict, which, combined with the lack of tolerance and dialogue, affect coexistence. They also point out the partnership between school and family and the importance of training management professionals in the face of adversities and diversities present in the educational environment. It is important to encourage the school community to understand the contexts and take non-violent conflict actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.subjectEducação para pazpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCulture of peacept_BR
dc.subjectEducation for peacept_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.titleCultura de paz e educação para a paz: contextos, conflitos e práticas de orientadores educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee2Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee3Salles Filho, Nei Alberto-
dc.contributor.referee4Hammes, Lucio Jorge-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é discutir os contextos, os conflitos e a prática do Orientador Educacional articulados com os elementos da Cultura e da Educação para a Paz. Para isso, o referencial teórico é construído por Salles Filho (2019), Morin (2005, 2011, 2015, 2021), Jares (2002) e Guimarães (2011). Os conceitos centrais são Cultura e Educação para a Paz, Gestão Escolar e Complexidade, tais conceitos foram assumidos e pensados sobre um entrelaçamento entre o Manifesto 2000, a Pedagogia da Conflitologia e os Sete saberes necessários à educação do futuro. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista semiestruturada, com nove Orientadoras Educacionais, atuantes da rede pública de Bagé-RS. Os resultados foram construídos com base na Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016) e organizados em três categorias: Contextos, Conflitos e Prática profissional dos Orientadores Educacionais à luz da Cultura de paz, Gestão escolar e Sete Saberes. Essas categorias permitem perceber, por exemplo, a presença das virtualidades e negligências, como fonte geradora de conflitos, que somadas a falta de tolerância e diálogo afetam as convivências. Também apontam a parceria entre escola e família e a importância da formação dos profissionais da gestão frente às adversidades e diversidades presentes no ambiente educacional. Destaca-se como importante estimular à comunidade escolar a entender os contextos e encaminhar ações não violentas de conflitos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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Diss Dilce Souza 2024.pdf1.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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