Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7589
Tipo: Dissertação
Título: Resolução de problemas como recurso metodológico para o ensino da multiplicação combinatória no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Lopes, Rogério da Cunha
Primeiro Orientador: Moraes, João Carlos Pereira de
1° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
2° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
3° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Pedro Osório, RS. Esta teve como objetivo geral, analisar as contribuições da metodologia de resolução de problemas para o ensino de situação de multiplicação combinatória. Tendo como objetivos específicos: Planejar e vivenciar situações problemas envolvendo multiplicação combinatória; Avaliar a aprendizagem dos números naturais no 6º ano da educação Básica a partir da intervenção realizada; Elencar as potencialidades e dificuldades do uso da metodologia de resolução de problemas ao longo da intervenção. Os conceitos ou referenciais teóricos foram à metodologia da resolução de problemas de George Polya (1967) e os estudos da Professora Lourdes de la Rosa Onuchic (1999), a idéia de multiplicação combinatória, Brasil (2017). A metodologia usada foi pesquisa-ação, conceituada por Thiollent (2011), a qual se desenvolveu no total de cinco encontros com a turma. Os principais instrumentos para coleta de dados foram protocolo inicial e protocolo final, complementados por análise documental, diário de campo, fotografias e filmagens. Os procedimentos de análise foram a tabulação de duas categorias; análise dos protocolos e análise das etapas de resolução de problemas, em conformidade com os objetivos específicos. Os resultados apontam um desempenho significativo no protocolo final, sendo constatado que os dados apontaram após a intervenção um crescimento nas estratégias de aprendizagens e nas habilidades do ensino matemático.
Abstract: This Critical-Reflective Report is the result of a research carried out with students in the sixth year of elementary school at a public school in the municipality of Pedro Osório, RS. The general objective was to analyze the contributions of the problem solving methodology to the teaching of combinatorial multiplication situations. Having as specific objectives: Plan and experience problem situations involving combinatorial multiplication; Evaluate the learning of natural numbers in the 6th year of Basic Education from the intervention carried out; List the strengths and difficulties of using the problem-solving methodology throughout the intervention. The concepts or theoretical frameworks were the problem solving methodology of George Polya (1967) and the studies of Professor Lourdes de la Rosa Onuchic (1999), the idea of combinatorial multiplication, Brazil (2017). The methodology used was action research, conceptualized by Thiollent (2011), which was developed in a total of five meetings with the class. The main instruments for data collection were initial protocol and final protocol, complemented by document analysis, field diary, photographs and filming. The analysis procedures were the tabulation of two categories; analysis of protocols and analysis of problem solving steps, in accordance with specific objectives. The results point to a significant performance in the final protocol, being verified that the data showed after the intervention a growth in the learning strategies and in the abilities of the mathematics teaching
Palavras-chave: Sexto ano - Ensino fundamental
Resolução de problemas
Educação matemática
Operações fundamentais
Sixth year - Elementary School
Problem solving
Mathematics education
Fundamental operations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: LOPES, Rogério da Cunha. Resolução de problemas como recurso metodológico para o ensino da multiplicação combinatória no 6º ano do ensino fundamental. 82 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7589
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério da Cunha Lopes2022.pdfRogério da Cunha Lopes 20223.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.