???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7589
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.creatorLopes, Rogério da Cunha-
dc.date.accessioned2022-09-21T11:28:29Z-
dc.date.available2022-09-15-
dc.date.available2022-09-21T11:28:29Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationLOPES, Rogério da Cunha. Resolução de problemas como recurso metodológico para o ensino da multiplicação combinatória no 6º ano do ensino fundamental. 82 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7589-
dc.description.abstractThis Critical-Reflective Report is the result of a research carried out with students in the sixth year of elementary school at a public school in the municipality of Pedro Osório, RS. The general objective was to analyze the contributions of the problem solving methodology to the teaching of combinatorial multiplication situations. Having as specific objectives: Plan and experience problem situations involving combinatorial multiplication; Evaluate the learning of natural numbers in the 6th year of Basic Education from the intervention carried out; List the strengths and difficulties of using the problem-solving methodology throughout the intervention. The concepts or theoretical frameworks were the problem solving methodology of George Polya (1967) and the studies of Professor Lourdes de la Rosa Onuchic (1999), the idea of combinatorial multiplication, Brazil (2017). The methodology used was action research, conceptualized by Thiollent (2011), which was developed in a total of five meetings with the class. The main instruments for data collection were initial protocol and final protocol, complemented by document analysis, field diary, photographs and filming. The analysis procedures were the tabulation of two categories; analysis of protocols and analysis of problem solving steps, in accordance with specific objectives. The results point to a significant performance in the final protocol, being verified that the data showed after the intervention a growth in the learning strategies and in the abilities of the mathematics teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexto ano - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectOperações fundamentaispt_BR
dc.subjectSixth year - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectFundamental operationspt_BR
dc.titleResolução de problemas como recurso metodológico para o ensino da multiplicação combinatória no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Pedro Osório, RS. Esta teve como objetivo geral, analisar as contribuições da metodologia de resolução de problemas para o ensino de situação de multiplicação combinatória. Tendo como objetivos específicos: Planejar e vivenciar situações problemas envolvendo multiplicação combinatória; Avaliar a aprendizagem dos números naturais no 6º ano da educação Básica a partir da intervenção realizada; Elencar as potencialidades e dificuldades do uso da metodologia de resolução de problemas ao longo da intervenção. Os conceitos ou referenciais teóricos foram à metodologia da resolução de problemas de George Polya (1967) e os estudos da Professora Lourdes de la Rosa Onuchic (1999), a idéia de multiplicação combinatória, Brasil (2017). A metodologia usada foi pesquisa-ação, conceituada por Thiollent (2011), a qual se desenvolveu no total de cinco encontros com a turma. Os principais instrumentos para coleta de dados foram protocolo inicial e protocolo final, complementados por análise documental, diário de campo, fotografias e filmagens. Os procedimentos de análise foram a tabulação de duas categorias; análise dos protocolos e análise das etapas de resolução de problemas, em conformidade com os objetivos específicos. Os resultados apontam um desempenho significativo no protocolo final, sendo constatado que os dados apontaram após a intervenção um crescimento nas estratégias de aprendizagens e nas habilidades do ensino matemático.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rogério da Cunha Lopes2022.pdfRogério da Cunha Lopes 20223.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???