Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4878
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Modelagem matemática como proposta de metodologia ativa através do ciclo de modelagem de Hestenes
Autor(es): Alves, Nilvane Porcellis
Primeiro Orientador: Silva, Everson Jonatha Porcellis
1° Membro da banca: Silva, Everson Jonatha Gomes da
2° Membro da banca: Pereira, Elizangela Dias
3° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
Resumo: A literatura apresenta a metodologia ativa e a modelagem matemática (MM) como ferramentas importantes para servir de alternativa para aulas tradicionais. A modelagem matemática possui diferentes concepções apresentadas pela literatura, as quais não concluem sua caracterização como uma metodologia ativa. Assim, este trabalho buscou analisar o Ciclo de Modelagem de Hestenes (CMH) através da aplicação de uma intervenção pedagógica com o objetivo de encontrar indícios que possam caracterizá-lo como uma metodologia ativa. Sendo assim, são apresentados conceitos sobre metodologias ativas (MA) juntamente com as definições de MM e do CMH. Nela, são aplicadas as etapas do CMH com a proposta de representar obras abstratas com características geométricas. Ao final, encontram-se aspectos suficientes para configurar o CMH como uma MA.
Resumen : The literature presents active methodology and mathematical modeling (MM) as important tools for serving traditional classroom alternatives. Mathematical modeling has different conceptions isolated from the literature, which do not conclude its characterization as an active methodology. Thus, this work sought to analyze the Hestenes Modeling Cycle (CMH) through the application of a pedagogical intervention in order to find clues that can characterize as an active methodology. Thus, concepts about active methodologies (MA) are presented along with the definitions of MM and CMH. In it, the CMH steps are applied with the proposal to represent abstract works with geometric characteristics. In the end, there are enough aspects to configure CMH as an MA.
Palabras clave : Modelagem matemática
Metodologia ativa
Ciclo de modelagem de Hestenes
Mathematical modeling
Active methodology
Hestenes modeling cycle
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : ALVES, Nilvane Porcellis.Modelagem matemática como proposta de metodologia ativa através do ciclo de modelagem de Hestenes. 46 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4878
Fecha de publicación : 5-dic-2019
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FINAL II PDF - NILVANE.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.