???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4878
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Everson Jonatha Porcellis-
dc.creatorAlves, Nilvane Porcellis-
dc.date.accessioned2020-02-28T12:24:07Z-
dc.date.available2020-02-26-
dc.date.available2020-02-28T12:24:07Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationALVES, Nilvane Porcellis.Modelagem matemática como proposta de metodologia ativa através do ciclo de modelagem de Hestenes. 46 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4878-
dc.description.abstractThe literature presents active methodology and mathematical modeling (MM) as important tools for serving traditional classroom alternatives. Mathematical modeling has different conceptions isolated from the literature, which do not conclude its characterization as an active methodology. Thus, this work sought to analyze the Hestenes Modeling Cycle (CMH) through the application of a pedagogical intervention in order to find clues that can characterize as an active methodology. Thus, concepts about active methodologies (MA) are presented along with the definitions of MM and CMH. In it, the CMH steps are applied with the proposal to represent abstract works with geometric characteristics. In the end, there are enough aspects to configure CMH as an MA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectCiclo de modelagem de Hestenespt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectHestenes modeling cyclept_BR
dc.titleModelagem matemática como proposta de metodologia ativa através do ciclo de modelagem de Hestenespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee2Pereira, Elizangela Dias-
dc.contributor.referee3Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA literatura apresenta a metodologia ativa e a modelagem matemática (MM) como ferramentas importantes para servir de alternativa para aulas tradicionais. A modelagem matemática possui diferentes concepções apresentadas pela literatura, as quais não concluem sua caracterização como uma metodologia ativa. Assim, este trabalho buscou analisar o Ciclo de Modelagem de Hestenes (CMH) através da aplicação de uma intervenção pedagógica com o objetivo de encontrar indícios que possam caracterizá-lo como uma metodologia ativa. Sendo assim, são apresentados conceitos sobre metodologias ativas (MA) juntamente com as definições de MM e do CMH. Nela, são aplicadas as etapas do CMH com a proposta de representar obras abstratas com características geométricas. Ao final, encontram-se aspectos suficientes para configurar o CMH como uma MA.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC FINAL II PDF - NILVANE.pdf1.84 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???