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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão participativa nas escolas públicas estaduais de São Borja/RS
Autor(es): Martins, Gislaine Jornada
Primeiro Orientador: Gomes, Angela Quintanilha
1° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
2° Membro da banca: Machado, Loiva Mara de Oliveira
Resumo: Este trabalho trata da gestão participativa nas escolas públicas estaduais de São Borja. Nosso objetivo central é conhecer a realidade das escolas públicas enquanto instituições produtoras do conhecimento e formadoras dos cidadãos. Para tanto nos valemos de teóricos sobre a democracia e gestão participativa e também de leis como a Constituição Federal e Estadual e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista no sentido de responder as questões que nos motivaram para realizar este trabalho e para a análise dos dados optamos pela análise de conteúdo. Procuramos, através da pesquisa documental e de campo, constatar a existência de dispositivos democráticos dentro dos educandários estaduais no município de São Borja, o que eles contemplam e como se dá a abertura à participação nas questões relativas à administração, como são tomadas as decisões, em que nível isso ocorre e o interesse da comunidade nessa participação. Inicialmente tomamos por base autores como Rousseau, Tocqueville, Avritzer, Santos, Gohn, Sartori, Bobbio para compreender melhor os aspectos teóricos da democracia. Nesse momento, mencionamos a democracia desde a antiguidade até nossos dias, a democracia representativa e a participativa. Também buscamos compreender o que é a cidadania e como ocorre a participação e, finalmente, adentramos na gestão participativa nas escolas públicas de São Borja, nosso objeto de estudo.
Abstract: Este trabajo se ocupa de la gestión participativa en las escuelas públicas de San Borja. Nuestro principal objetivo es conocer la realidad de las escuelas públicas como las instituciones que producen conocimiento y forman ciudadanos. Para eso aprovechamos la teórica sobre la democracia y la gestión participativa, así como leyes como la Constitución Federal y Estatal y la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB. Utilizamos bibliográfico, la investigación documental y la entrevista con el fin de responder a las preguntas que nos motivaron a emprender este análisis del trabajo y los datos se optó por el análisis de contenido.Buscamos a través de la investigación del campo, establecer la existencia de dispositivos democráticos dentro de los educandários estatales en São Borja, lo que incluyen y cómo es la apertura a la participación en cuestiones de gestión, cómo se toman las decisiones, en qué nivel esto ocurre y el interés de la comunidad en ellos. Inicialmente nos basamos en autores como Rouseau, Tocqueville, Avritzer, Santos, Gohn, Sartori, Bobbio para entender mejor los aspectos teóricos de la democracia. En este punto, hemos mencionado la democracia desde la antigüedad hasta hoy, la democracia representativa y participativa. También tratamos de entender lo que es la ciudadanía y cómo la participación y finalmente entramos en la gestión participativa en las escuelas públicas de São Borja, nuestro objeto de estudio.
Palavras-chave: Escolas públicas - Organizacao e administração
Cidadania
Democracia deliberativa
Escuelas públicas-organización y administración
Ciudadanía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: MARTINS, Gislaine Jornada. Gestão participativa nas escolas públicas estaduais de São Borja/RS. 2015. 57p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3447
Data do documento: 3-Fev-2015
Aparece nas coleções:Ciência Política

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