Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1437
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada de professores: uma revisão de literatura em trabalhos publicados de 2005 a 2015
Autor(es): Borges, Patrícia Bisso Paz
Resumo: Neste texto apresentamos um trabalho de conclusão de curso que tem como tema a formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura de natureza qualitativa sobre estudos e investigações científicas sobre a temática “formação de professores” em periódicos Qualis/CAPES de estratos A1 e A2 no período compreendido entre 2005 a 2015, procurando identificar, através de categorias de análise, como acontece a formação continuada dos professores de Ciências da Natureza e, desta forma, diferenciar, classificar e reagrupar os elementos de cada um dos artigos, fazendo emergir categorias mais inclusivas sobre o tema. Através desta revisão foi possível destacar que a formação continuada se desenvolve por intermédio da integração da escola com a Universidade, por meio dos Mestrados Profissionais, por Ciclos de formação a partir de temáticas específicas, a partir do desenvolvimento da capacidade de autoria do professor e, por fim, pelas reflexões do Professor diante de sua prática docente.
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: BORGES, Patrícia Bisso Paz. Formação continuada de professores: uma revisão de literatura em trabalhos publicados de 2005 a 2015. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1437
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada de professores uma revisão de literatura em trabalhos publicados de 2005 a 2015.pdf311.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.