Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179
Tipo: Tese
Título: Formação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola rural
Título(s) alternativo(s): Continuing education in health: resignifying the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural school
Autor(es): Silva, Loreanne dos Santos
Primeiro Orientador: Lara, Simone
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar de que forma ações de formação continuada em saúde influenciam nas concepções e nas práticas pedagógicas de professores, em uma escola rural, do município de Uruguaiana/RS. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, consistiu em um estudo colaborativo com 11 docentes de uma escola rural previamente selecionada. Foram realizadas entrevistas antes e após intervenções pedagógicas baseadas em oficinas sobre temas como doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, higiene e cuidados corporais. A análise de conteúdo evidenciou que, embora os professores apresentassem concepção ampla de saúde, suas práticas eram voltadas principalmente à prevenção de doenças. As oficinas contribuíram para a ressignificação dessas práticas, incentivando uma abordagem mais ampla e contextualizada da saúde nas escolas. A observação participante também indicou evolução no desenvolvimento profissional docente, destacando a formação continuada como uma estratégia eficaz para promover mudanças na prática pedagógica de saúde.
Abstract: The objective of this study was to investigate how continuing education actions in health influence the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural school in the municipality of Uruguaiana/RS. This qualitative and exploratory research followed a collaborative model involving 11 teachers. The study was structured in four phases: initial interviews, implementation of active-methodology-based workshops on health themes (e.g., chronic diseases, mental health, hygiene), post-intervention interviews, and participant observation. Content analysis revealed that, although most teachers had a broad concept of health, their practices remained focused on disease prevention. The workshops helped broaden their understanding and encouraged more integrated and contextualized approaches to health education in schools. Participant observation confirmed the positive impact on professional development, demonstrating the effectiveness of continuous education in transforming pedagogical practices related to health.
Palavras-chave: Formação continuada em saúde
Saúde na escola
Continuing education in health
Teachers
School health
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: SILVA, Loreanne dos Santos. Formação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola rural. 148 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOREANNE DOS SANTOS SILVA.pdf9.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.