???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lara, Simone-
dc.creatorSilva, Loreanne dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-23T19:29:55Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-06-23T19:29:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Loreanne dos Santos. Formação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola rural. 148 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179-
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate how continuing education actions in health influence the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural school in the municipality of Uruguaiana/RS. This qualitative and exploratory research followed a collaborative model involving 11 teachers. The study was structured in four phases: initial interviews, implementation of active-methodology-based workshops on health themes (e.g., chronic diseases, mental health, hygiene), post-intervention interviews, and participant observation. Content analysis revealed that, although most teachers had a broad concept of health, their practices remained focused on disease prevention. The workshops helped broaden their understanding and encouraged more integrated and contextualized approaches to health education in schools. Participant observation confirmed the positive impact on professional development, demonstrating the effectiveness of continuous education in transforming pedagogical practices related to health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada em saúdept_BR
dc.subjectSaúde na escolapt_BR
dc.subjectContinuing education in healthpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSchool healthpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleFormação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola ruralpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education in health: resignifying the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural schoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2390077171738135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130937270549081pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar de que forma ações de formação continuada em saúde influenciam nas concepções e nas práticas pedagógicas de professores, em uma escola rural, do município de Uruguaiana/RS. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, consistiu em um estudo colaborativo com 11 docentes de uma escola rural previamente selecionada. Foram realizadas entrevistas antes e após intervenções pedagógicas baseadas em oficinas sobre temas como doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, higiene e cuidados corporais. A análise de conteúdo evidenciou que, embora os professores apresentassem concepção ampla de saúde, suas práticas eram voltadas principalmente à prevenção de doenças. As oficinas contribuíram para a ressignificação dessas práticas, incentivando uma abordagem mais ampla e contextualizada da saúde nas escolas. A observação participante também indicou evolução no desenvolvimento profissional docente, destacando a formação continuada como uma estratégia eficaz para promover mudanças na prática pedagógica de saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LOREANNE DOS SANTOS SILVA.pdf9.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???