Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10175
Tipo: Tese
Título: Ensino de estatística no ensino médio: possibilidades indicadas em materiais didáticos aprovados pelo PNLD/2021
Título(s) alternativo(s): Possibilities indicated in teaching materials approved by PNLD/2021
Autor(es): Fernandes, Dienifer Ferner
Primeiro Orientador: Dutra, Carlos Maximiliano
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar de que forma os materiais didáticos (livros didáticos e obras de projetos integradores da área de Matemática e suas Tecnologias) destinados ao Ensino Médio, aprovados pelo PNLD, abordam o ensino de Estatística, verificando se as situações propostas favorecem o desenvolvimento do letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como a realização de investigações estatísticas. A análise foi baseada em pressupostos das competências estatísticas, na teoria dos Registros de Representação Semiótica e no ciclo investigativo. O estudo, de natureza qualitativa, seguiu princípios da Análise de Conteúdo. Em relação aos livros didáticos, observou-se que, embora sigam as orientações da BNCC, a distribuição das habilidades relacionadas à Estatística é desequilibrada, com ênfase nas habilidades EM13MAT102 e EM13MAT316. [...] A pesquisa propõe que, se os livros didáticos e os projetos integradores forem utilizados de forma articulada, com ajustes para que os estudantes realizem todas as etapas do ciclo investigativo, e com as atividades dos livros didáticos complementando o processo, será possível superar a abordagem isolada e desarticulada dessas atividades. Para tanto, foi organizado um protocolo de análise, com o intuito de auxiliar professores, pesquisadores e autores de livros didáticos na implementação de uma prática investigativa no ensino de Estatística. Este protocolo visa proporcionar uma análise crítica e aprofundada dos materiais didáticos, contribuindo para (re)organizar atividades que potencializem o desenvolvimento das competências estatísticas. [...] A pesquisa reafirma que os materiais didáticos devem ir além de simplesmente explicitar as habilidades da BNCC, incorporando uma abordagem que oriente efetivamente o ensino da Estatística, tendo a investigação como eixo estruturador desse processo.
Abstract: This research aims to analyze how teaching materials (textbooks and works on integrative projects in the area of Mathematics and its Technologies) intended for High School, approved by the PNLD, address the teaching of Statistics, verifying whether the proposed situations favor the development of literacy, reasoning and statistical thinking, as well as the performance of statistical investigations. The analysis was based on assumptions of statistical competencies, the theory of Semiotic Representation Records and the investigative cycle. The study, of a qualitative nature, followed principles of Content Analysis. Regarding the textbooks, it was observed that, although they follow the guidelines of the BNCC, the distribution of skills related to Statistics is unbalanced, with emphasis on skills EM13MAT102 and EM13MAT316. [...] The research proposes that, if textbooks and integrative projects are used in an articulated manner, with adjustments so that students carry out all stages of the investigative cycle, and with the activities of the textbooks complementing the process, it will be possible to overcome the isolated and disjointed approach to these activities. To this end, an analysis protocol was organized, with the aim of assisting teachers, researchers and textbook authors in implementing an investigative practice in the teaching of Statistics. [...] The research reaffirms that teaching materials should go beyond simply explaining BNCC skills, incorporating an approach that effectively guides the teaching of Statistics, with investigation as the structuring axis of this process.
Palavras-chave: Statistical skills
Semiotic representations
Ciclo investigativo
Investigação estatística
Representações semióticas
Habilidade da BNCC
Statistical investigation
Competências estatísticas
BNCC skill
Investigative cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: FERNANDES, Dienifer Ferner. Ensino de estatística no ensino médio: possibilidades indicadas em materiais didáticos aprovados pelo PNLD/2021. 208 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10175
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIENIFER FERNER FERNANDES.pdf2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.