Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9473
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias no processo de ensino de cálculo diferencial e integral : um panorama de pesquisas educacionais no Brasil
Autor(es): Coelho, Tatiane Goulart
Primeiro Orientador: Blass, Leandro
1° Membro da banca: Blass, Leandro
2° Membro da banca: Aragon, Dionara Teresinha da Rosa
3° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
Resumo: Atualmente convivemos com as tecnologias em diversas situações do nosso cotidiano, nas universidades o uso dos recursos tecnológicos aumenta cada vez mais na ideia de fornecer melhorias em aulas como as de Cálculo Diferencial e Integral, por exemplo. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir e analisar de maneira qualitativa artigos, teses e dissertações relacionado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, selecionados por meio de uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período temporal (2018- 2022), a fim de responder à problemática: ”Como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o ensino de Cálculo Diferencial e Integral?”. Ainda para uma análise qualitativa mais aprofundada, foi utilizado o software IRaMuTeQ. Com base nos resultados obtidos referente aos documentos pesquisados, destaca-se que o uso de tecnologias em aulas de Cálculo Diferencial e Integral pode sim “facilitar”, potencializar, exemplificar, tornar as aulas mais dinâmicas e auxiliar na visualização de gráficos, demonstrações, etc, além disso, o aluno se torna mais participativo. Após analisar os trabalhos, verificou-se uma grande aceitação da inserção de recursos tecnológicos nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral em todos os documentos estudados. Pode-se concluir que o uso das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral é importante para despertar interesse no aluno, tornando o desenvolvimento dos seus conhecimentos mais criativo e ativo. As tecnologias possibilitam diversas formas de ensinar, impulsionando o conhecimento quando utilizadas de maneira coerente.
Abstract: Currently, we live with technology in various situations of our daily lives. In universities, the use of technological resources is increasing more and more with the aim of providing improvements in subjects such as Differential and Integral Calculus, for example. From this perspective, this work aims to discuss and analyze, in a qualitative manner, articles, theses, and dissertations related to the use of Information and Communication Technologies in the teaching of Differential and Integral Calculus, selected through a bibliographic search on Google Scholar and Digital Library of Theses and Dissertations in the temporal period (2018-2022), in order to answer the question: “How can Information and Communication Technologies enhance the teaching of Differential and Integral Calculus?” Additionally, for a more in-depth qualitative analysis, the IRaMuTeQ software was used. Based on the results obtained from the researched documents, it is highlighted that the use of technology in Differential and Integral Calculus classes can indeed “facilitate,” enhance, exemplify, make classes more dynamic, and assist in the visualization of graphs, demonstrations, etc. Furthermore, it encourages student participation. After analyzing the works, a great acceptance of the integration of technological resources in Differential and Integral Calculus classes was found in all the studied documents. It can be concluded that the use of technology in the teaching of Differential and Integral Calculus is important to spark students’ interest and make the development of their knowledge more creative and active. Technologies enable various teaching methods and enhance knowledge when used appropriately.
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral
Tecnologias
Ensino
Differential and Integral Calculus
Technologies
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: COELHO, Tatiane Goulart. O uso das tecnologias no processo de ensino de cálculo diferencial e integral : um panorama de pesquisas educacionais no Brasil. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9473
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_II___Tatiane_final__1_.pdf944.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.