???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9473
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorCoelho, Tatiane Goulart-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:32:29Z-
dc.date.available2024-08-01-
dc.date.available2024-08-01T21:32:29Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Tatiane Goulart. O uso das tecnologias no processo de ensino de cálculo diferencial e integral : um panorama de pesquisas educacionais no Brasil. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9473-
dc.description.abstractCurrently, we live with technology in various situations of our daily lives. In universities, the use of technological resources is increasing more and more with the aim of providing improvements in subjects such as Differential and Integral Calculus, for example. From this perspective, this work aims to discuss and analyze, in a qualitative manner, articles, theses, and dissertations related to the use of Information and Communication Technologies in the teaching of Differential and Integral Calculus, selected through a bibliographic search on Google Scholar and Digital Library of Theses and Dissertations in the temporal period (2018-2022), in order to answer the question: “How can Information and Communication Technologies enhance the teaching of Differential and Integral Calculus?” Additionally, for a more in-depth qualitative analysis, the IRaMuTeQ software was used. Based on the results obtained from the researched documents, it is highlighted that the use of technology in Differential and Integral Calculus classes can indeed “facilitate,” enhance, exemplify, make classes more dynamic, and assist in the visualization of graphs, demonstrations, etc. Furthermore, it encourages student participation. After analyzing the works, a great acceptance of the integration of technological resources in Differential and Integral Calculus classes was found in all the studied documents. It can be concluded that the use of technology in the teaching of Differential and Integral Calculus is important to spark students’ interest and make the development of their knowledge more creative and active. Technologies enable various teaching methods and enhance knowledge when used appropriately.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculo Diferencial e Integralpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDifferential and Integral Calculuspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias no processo de ensino de cálculo diferencial e integral : um panorama de pesquisas educacionais no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Aragon, Dionara Teresinha da Rosa-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAtualmente convivemos com as tecnologias em diversas situações do nosso cotidiano, nas universidades o uso dos recursos tecnológicos aumenta cada vez mais na ideia de fornecer melhorias em aulas como as de Cálculo Diferencial e Integral, por exemplo. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir e analisar de maneira qualitativa artigos, teses e dissertações relacionado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, selecionados por meio de uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período temporal (2018- 2022), a fim de responder à problemática: ”Como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o ensino de Cálculo Diferencial e Integral?”. Ainda para uma análise qualitativa mais aprofundada, foi utilizado o software IRaMuTeQ. Com base nos resultados obtidos referente aos documentos pesquisados, destaca-se que o uso de tecnologias em aulas de Cálculo Diferencial e Integral pode sim “facilitar”, potencializar, exemplificar, tornar as aulas mais dinâmicas e auxiliar na visualização de gráficos, demonstrações, etc, além disso, o aluno se torna mais participativo. Após analisar os trabalhos, verificou-se uma grande aceitação da inserção de recursos tecnológicos nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral em todos os documentos estudados. Pode-se concluir que o uso das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral é importante para despertar interesse no aluno, tornando o desenvolvimento dos seus conhecimentos mais criativo e ativo. As tecnologias possibilitam diversas formas de ensinar, impulsionando o conhecimento quando utilizadas de maneira coerente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II___Tatiane_final__1_.pdf944.04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???