Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de competências gerenciais durante o ensino remoto: a percepção dos alunos de graduação em Administração da UNIPAMPA
Título(s) alternativo(s): Developement of management competences during remote teaching: the perception of UNIPAMPA Administration degree students
Autor(es): Martinez, Natalia Micaela de Mello
Primeiro Orientador: Fleck, Carolina Freddo
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Dutra, Vanessa Rabelo
Resumo: Com o início da pandemia em 2020 as Universidades se viram obrigadas a interromper suas atividades presenciais para dar continuidade as suas aulas na modalidade de ensino remoto o que exigiu uma adaptação repentina dos estudantes ao novo formato de curso gerando inúmeros desafios que propiciaram o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e competências associadas ao comportamento gerencial pelos estudantes. O objetivo do presente estudo é identificar as habilidades do comportamento gerencial que mais se destacaram nos alunos dos cursos de Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA a partir das atividades de ensino remoto durante a pandemia. Para tanto, utilizou-se do método de levantamento/survey, com caráter descritivo-exploratório e abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de questionários e como técnica de análise de dados a estatística descritiva para avaliar os resultados obtidos. A pesquisa concluiu que as características do comportamento gerencial identificadas pelos alunos em seus perfis são mais voltadas para execução de tarefas do que para as relações, destacando-se a competência “informar” concluindo-se que os alunos estiveram mais preocupados em se manter informados e transmitir informações durante o ensino remoto.
Abstract: With the beginning of the pandemic in 2020, Universities were forced to interrupt their face-to-face activities to continue their classes in the remote teaching modality, which required a sudden adaptation of students to the new course format, generating numerous challenges that led to the development or improvement of skills and competencies associated with managerial behavior by students. The objective of the present study is to identify the managerial behaviour skills that stood out the most in the students of the Administration courses at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA from remote teaching activities during the pandemic. For this, the survey method was used, with a descriptive-exploratory nature and a quantitative approach, with data collection through questionnaires and descriptive statistics as a data analysis technique to evaluate the results obtained. The research concluded that the characteristics of managerial behaviour identified by the students in their profiles are more focused on performing tasks than on relationships, highlighting the competence "inform", concluding that students were more concerned with informing themselves and transmit information during remote teaching.
Palavras-chave: Ensino remoto
Curso de Administração
Comportamento gerencial
Remote teaching
Administration course
Managerial behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: MARTINEZ, Natalia Micaela de Mello. Desenvolvimento de competências gerenciais durante o ensino remoto: a percepção dos alunos de graduação em Administração da UNIPAMPA. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7147
Data do documento: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Micaela de Mello Martinez - 2022.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.