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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6945
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de química por resolução de problemas : interação e construção de conhecimentos com a cultura indígena |
Autor(es): | Gonçalves, Miguel Ângelo Adrian Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Martins, Tales Leandro Costa |
1° Membro da banca: | Martins, Tales Leandro Costa |
2° Membro da banca: | Silva, Elisabete de Avila da |
3° Membro da banca: | Firme, Márcia Von Fruhauf |
Resumo: | A partir do ano de 2008, através da lei n° 11.645/2008, a história dos povos indigenas foi inserida nas matrizes curriculares das escolas, tornando obrigatório o estudo da história e da cultura afro - brasileira e índigena. A cultura indígena pode ser explorada e abordada de diferentes maneiras na sociedade devido a riqueza em suas diversidades culturais e étnicas. As tribos indígenas cultuam a tradição de produzirem corantes através de plantas e aplicam em suas pinturas, sendo elas corporais ou em suas vestimentas. Atualmente muitos povos indígenas, além da produção de corantes naturais, utilizam também os corantes artificiais para tingimento de matéria prima. Nesse trabalho de conclusão de curso foi descrito a aplicação de uma metodologia de abordagem por resolução de problemas, utilizando a temática de corantes na cultura indígena, tendo como objeto de estudo uma comunidade indígena Guarani, localizada em Aceguá - RS. A escolha da temática Corantes ocorreu devido a importância de promover o uso de casos reais em sala de aula, que abordem temas sociais, culturais, associando - os com ciência. Esta intervenção foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino médio da escola Barão de Aceguá, no município de Aceguá- RS. A atividade ocorreu por meio da aplicação da situação problema relacionada a questão sobre o uso de corantes sintéticos na confecção de artesanatos da comunidade indígena, com ênfase em buscar alternativas para resolução deste problema. Fizemos o uso de ferramentas que possibilitaram a imersão na temática , como uso de questionários investigativos (pré e pós atividades), aulas temáticas sobre o assunto (remotas), aulas práticas (presenciais) para o desenvolvimento da resolução do problema e visitações entre a comunidade á escola e dos alunos à aldeia. Portanto, considera - se que a presente proposta metodológica contribuiu para o desenvolvimento de novos conhecimentos sociais e científicos, alinhando -os com os conhecimentos sociais e científicos, alinhando -os com os conhecimentos prévios dos alunos, a capacidade de encontrar meios pra compreender e solucionar uma situação problema, e contribuindo assim no processo de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | As of 2008,thoug Law n°11.645/2008, the history of indigenous peoples was included in the curricula of schools, making the study of Afro - Brazillian and indigenous history and culture mandatory. Indigenous culture can be explored and approached in different ways in society due to the richness of its cultural and ethnic diversity. Indigenous tribes worship the tradition of producingg dyes through plants and apply them in their paintings, whether bodily or in their clothing. Currently, many indigenous peoples, in addition to the production of natural dyes, also use artificial dyes for dyeing raw materials. In this course conclusion work, the application of a problem - solving approach methodology was described, usig the theme of dyes in indigenous culture, haviing as object of study an indigenous Guarani community, located in Aceguá - RS. The choice of the theme Dyes was due to the importance of promoting the use of real cases inthe classroom, which address soxial and cultural themes, associating them with science. This intervention was carried out in a 2nd yer high school class at Escola Barão de Aceguá, inthe municipality of Aceguá - RS. The activity took place though the application of problem sittuation related to the question about the use of synthetic dyes in the making of handicrafts of the indigenous ommunity, with an emphasis on seeking alternatives to solve thisproblem. We made use off tools that enabled immersion in the theme, such as the use of investigative questionnaries (pre and psot activities), thematic classes on the subject (remote), pratical classes (face - to -face) for the development of problem solving and visits between the commuty to the school an from the pupils to the village. Therefore, it is considerd that the present methodological proposal contributed to the development of new social and scientific knowledge, aligning it wiht the students previous knowledge, the ability to find ways to understand and solve a probelm situation, and thus contributing to the process of student leaming. |
Palavras-chave: | Abordagem por resolução de problemas Cultura indígena Corantes Ensino de Química Problem salving approach Indigenous culture Dyes Chemistry Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | GONÇALVES, Miguel Ângelo Adrian Ribeiro. Ensino de química por resolução de problemas : interação e construção de conhecimentos com a cultura indígena. 145 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6945 |
Data do documento: | 21-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
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