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Tipo: Dissertação
Título: Análise da implementação do programa de educação tutorial - PET história da África na Unipampa São Borja – RS
Autor(es): Silva, Jardel Vitor
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Maurer, Rodrigo Ferreira
2° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
3° Membro da banca: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
Resumo: A dissertação trata-se sobre análise de implementação de uma Política Pública educacional de nível superior, um programa Federal. Sendo intitulado PET, Programa de Educação Tutorial. O nosso foco é o PET – História da África, um subprojeto do programa. O campo da análise de políticas públicas vem ganhado espaço no Brasil. E o estudo da fase de implementação é de estrema importância para uma maior compreensão desse processo. E ainda mais de uma temática relacionada a questões étnico-raciais em um país desigual. Para uma melhor compreensão, dividimos a dissertação na seguinte forma: no subcapítulo do primeiro capítulo foi descrito o percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa. No segundo capítulo apresentamos aspectos teóricos do campo da análise das Políticas Públicas para uma melhor compreensão da temática, assim o leitor situar-se na temática do campo da análise de políticas públicas. No terceiro capítulo trata das políticas públicas para diversidade étnico-racial no cenário brasileiro, tal capítulo tem sua relevância pois apresenta tanto as questões das políticas públicas e também de questões teóricas que aparecem durante a redação da dissertação, e acreditamos que esse capítulo contribui muito para compreender a importância do PET História da África. No quarto capítulo foi realizado a análises da implementação do PET-História da África, tanto a partir da análise documental, e de entrevistas com atores envolvidos diretamente no programa. Esse capítulo é o ponto-chave deste trabalho, pois podemos constatar que o programa é importante tanto na efetivação de outras Políticas Públicas, como a Lei 10.639/03 e também em questões humanísticas. O PET História da África deve ser mantido e ampliado, pois está contribuindo tanto para formação dos bolsistas do programa e também contribuindo para a formação dos docentes da rede pública de São Borja -RS.
Resumen: La disertación trata sobre el análisis de la implementación de una Política Pública de educación superior, un programa federal. Se titula PET, Programa de Educación Tutorial. Nuestro enfoque es PET - Historia de África, un subproyecto del programa. El campo del análisis de políticas públicas ha ido ganando terreno en Brasil. Y el estudio de la fase de implementación es extremadamente importante para una mejor comprensión de este proceso. Y aún más un tema relacionado con cuestiones étnico-raciales en un país desigual. Para una mejor comprensión, dividimos la disertación de la siguiente manera: en el subcapítulo del primer capítulo se describió el enfoque metodológico utilizado para llevar a cabo la investigación. En el segundo capítulo, presentamos aspectos teóricos del campo de análisis de las Políticas Públicas para una mejor comprensión del tema, de manera que el lector pueda ubicarse en el campo de análisis de las políticas públicas. El tercer capítulo trata de las políticas públicas para la diversidad étnico-racial en el escenario brasileño, este capítulo tiene su relevancia porque presenta tanto cuestiones de política pública como cuestiones teóricas que surgen durante la redacción de la disertación, y creemos que este capítulo aporta mucho para comprender la importancia de PET History of Africa. El cuarto capítulo analiza la implementación de PET-History of Africa, tanto a partir del análisis de documentos como de entrevistas con actores directamente involucrados en el programa. Este capítulo es el punto clave de este trabajo, ya que podemos ver que el programa es importante tanto en la implementación de otras Políticas Públicas, como la Ley 10.639 / 03, como también en temas humanísticos. Es necesario mantener y ampliar el PET História da África, que contribuye tanto a la formación de los becarios del programa como a la formación del profesorado de las escuelas públicas de São Borja -RS.
Palavras-chave: Política Pública
Educação
Ensino superior
África
História
Programa de Educação Tutorial (Brasil)
Educación
Enseñanza superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: SILVA, Jardel Vitor. Análise da implementação do programa de educação tutorial - PET história da África na Unipampa São Borja – RS. 2021. 105 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5905
Data do documento: 14-Mai-2021
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