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Tipo: Dissertação
Título : Contribuições da gamificação para a gestão dos relacionamentos organizacionais
Autor(es): Lovato, Anderson Benites
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Martins, Tiago Costa
2° Membro da banca: Feil, Gabriel Sausen
3° Membro da banca: Pinheiro, Cristiano Max
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral identificar como a Gamificação pode contribuir para a gestão dos relacionamentos organizacionais. E como objetivos específicos: preencher lacunas do campo teórico na articulação entre a Teoria Geral dos Sistemas e as Relações Públicas, descrever como se constrói uma estratégia de Gamificação para a gestão dos relacionamentos; refletir sobre as práticas de Gamificação a partir do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I desenvolvido no PPGCIC/Unipampa; e apontar diretrizes e procedimentos para aplicação da Gamificação na gestão dos relacionamentos organizacionais. Apresentaremos também contribuições científico-teórica, científico-prática e social trazidas pelo estudo que possam motivar futuras pesquisas para a área de comunicação. Em relação a como concebemos nosso estudo em aspectos metodológicos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, análise da Gamificação e suas etapas e também traremos algumas recomendações com o caso do GamIFFar, uma estratégia de Gamificação aplicada no ambiente organizacional com objetivo de melhorar os relacionamentos e o fluxo de comunicação interna. Desta forma, no primeiro capítulo desta dissertação apresentamos as questões introdutórias da investigação. Já no capítulo dois, realizamos uma reflexão sobre a Teoria Geral dos Sistemas, a partir dos pressupostos de Ludwig von Bertalanffy e uma reflexão sobre a evolução do pensamento nas organizações, no capítulo três, a abordagem é sobre os relacionamentos nas organizações, pelo viés das relações públicas, o capítulo quarto trata da Gamificação, considerando as suas origens, etapas e aplicações, bem como a mesma pode ser concebida como um novo recurso para a gestão dos relacionamentos organizacionais e na sequência, no capítulo cinco, apresentamos o GamIFFar, uma Gamificação desenvolvida para o IFFar com objetivo de trabalhar a gestão dos relacionamentos internos e a comunicação interna. Sua aplicação se mostrou eficaz na medida que possibilitou melhorias na comunicação interna, como qualidade nas mensagens comunicadas e eficácia na comunicação entre todos os departamentos da empresa, melhoria nas interfaces e na disseminação de informações, priorizando o compartilhamento, e, em diferentes tipos de interações, também possibilitou uma compreensão facilitada dos conteúdos.
Resumen : This dissertation aims to identify how Gamificação can contribute to the management of organizational relationships. And as specific objectives: fill gaps in the theoretical field in the articulation between General Systems Theory and Public Relations, describe how to build a Gamificação strategy for relationship management; reflect on Gamificação practices from the Research, Development and Innovation Project - PD&I developed at PPGCIC / Unipampa; and point out guidelines and procedures for Gamificação application in the management of organizational relationships. We will also present scientific-theoretical, scientific-practical and social contributions brought by the study that may motivate future research in the area of communication. Regarding how we conceive our study in methodological aspects, we carry out a bibliographic research, Gamificação analysis and its stages and we will also bring some recommendations with the case of GamIFFar, a Gamificação strategy applied in the organizational environment aiming to improve relationships and flow. of internal communication. Thus, in the first chapter of this dissertation we present the introductory questions of the research. Already in chapter two, we made a reflection on the General Systems Theory, from the assumptions of Ludwig von Bertalanffy and a reflection on the evolution of thinking in organizations, in chapter three, the approach is about relationships in organizations, by the bias of public relations, chapter four deals with Gamificação, considering its origins, stages and applications, as well as it can be conceived as a new resource for the management of organizational relationships and then, in chapter five, we introduce GamIFFar, a Gamificação developed for IFFar to work on internal relationship management and internal communication. Its application proved effective as it enabled improvements in internal communication, such as quality in communicated messages and effective communication among all departments of the company, improved interfaces and information dissemination, prioritizing sharing, and in different types of interactions. , also made possible an easier understanding of the contents.
Palabras clave : Relações Públicas
Comportamento organizacional
Public relations
Organizational behavior
Gamification
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : LOVATO, Anderson Benites. Contribuições da gamificação para a gestão dos relacionamentos organizacionais. 2020. 109 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5817
Fecha de publicación : 28-feb-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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