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dc.contributor.advisor1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.creatorLovato, Anderson Benites-
dc.date.accessioned2021-07-12T20:47:32Z-
dc.date.available2021-07-12T20:47:32Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationLOVATO, Anderson Benites. Contribuições da gamificação para a gestão dos relacionamentos organizacionais. 2020. 109 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5817-
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify how Gamificação can contribute to the management of organizational relationships. And as specific objectives: fill gaps in the theoretical field in the articulation between General Systems Theory and Public Relations, describe how to build a Gamificação strategy for relationship management; reflect on Gamificação practices from the Research, Development and Innovation Project - PD&I developed at PPGCIC / Unipampa; and point out guidelines and procedures for Gamificação application in the management of organizational relationships. We will also present scientific-theoretical, scientific-practical and social contributions brought by the study that may motivate future research in the area of communication. Regarding how we conceive our study in methodological aspects, we carry out a bibliographic research, Gamificação analysis and its stages and we will also bring some recommendations with the case of GamIFFar, a Gamificação strategy applied in the organizational environment aiming to improve relationships and flow. of internal communication. Thus, in the first chapter of this dissertation we present the introductory questions of the research. Already in chapter two, we made a reflection on the General Systems Theory, from the assumptions of Ludwig von Bertalanffy and a reflection on the evolution of thinking in organizations, in chapter three, the approach is about relationships in organizations, by the bias of public relations, chapter four deals with Gamificação, considering its origins, stages and applications, as well as it can be conceived as a new resource for the management of organizational relationships and then, in chapter five, we introduce GamIFFar, a Gamificação developed for IFFar to work on internal relationship management and internal communication. Its application proved effective as it enabled improvements in internal communication, such as quality in communicated messages and effective communication among all departments of the company, improved interfaces and information dissemination, prioritizing sharing, and in different types of interactions. , also made possible an easier understanding of the contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleContribuições da gamificação para a gestão dos relacionamentos organizacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576853014926899pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Tiago Costa-
dc.contributor.referee2Feil, Gabriel Sausen-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Cristiano Max-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6886286484926003pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo geral identificar como a Gamificação pode contribuir para a gestão dos relacionamentos organizacionais. E como objetivos específicos: preencher lacunas do campo teórico na articulação entre a Teoria Geral dos Sistemas e as Relações Públicas, descrever como se constrói uma estratégia de Gamificação para a gestão dos relacionamentos; refletir sobre as práticas de Gamificação a partir do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I desenvolvido no PPGCIC/Unipampa; e apontar diretrizes e procedimentos para aplicação da Gamificação na gestão dos relacionamentos organizacionais. Apresentaremos também contribuições científico-teórica, científico-prática e social trazidas pelo estudo que possam motivar futuras pesquisas para a área de comunicação. Em relação a como concebemos nosso estudo em aspectos metodológicos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, análise da Gamificação e suas etapas e também traremos algumas recomendações com o caso do GamIFFar, uma estratégia de Gamificação aplicada no ambiente organizacional com objetivo de melhorar os relacionamentos e o fluxo de comunicação interna. Desta forma, no primeiro capítulo desta dissertação apresentamos as questões introdutórias da investigação. Já no capítulo dois, realizamos uma reflexão sobre a Teoria Geral dos Sistemas, a partir dos pressupostos de Ludwig von Bertalanffy e uma reflexão sobre a evolução do pensamento nas organizações, no capítulo três, a abordagem é sobre os relacionamentos nas organizações, pelo viés das relações públicas, o capítulo quarto trata da Gamificação, considerando as suas origens, etapas e aplicações, bem como a mesma pode ser concebida como um novo recurso para a gestão dos relacionamentos organizacionais e na sequência, no capítulo cinco, apresentamos o GamIFFar, uma Gamificação desenvolvida para o IFFar com objetivo de trabalhar a gestão dos relacionamentos internos e a comunicação interna. Sua aplicação se mostrou eficaz na medida que possibilitou melhorias na comunicação interna, como qualidade nas mensagens comunicadas e eficácia na comunicação entre todos os departamentos da empresa, melhoria nas interfaces e na disseminação de informações, priorizando o compartilhamento, e, em diferentes tipos de interações, também possibilitou uma compreensão facilitada dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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