Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5699
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Passaporte científico: uma atividade lúdica de reforço na aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Scientific passport: a playful activity to reinforce learning
Autor(es): Nunes, Daisy de Lima
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: Nos dias atuais os professores de química buscam metodologias para incentivar os alunos a compreender o seu conteúdo. Utilizar a metodologia lúdica dentro do ambiente escolar como um jogo é uma ferramenta muito valiosa, por ser uma atividade prazerosa aos alunos que sem perceber os motiva ao aprender. Lembrando que uma das dificuldades dos alunos é de contextualizar a química dentro de seu cotidiano, mesmo que o professor exemplifique. Sendo assim este trabalho tem por objetivo um jogo de química, sobre balanceamento de equações, com cartas contextualizadas. Outra vantagem é que o material de confecção de cartas do jogo foi à reutilização de caixas de papelão, folhas impressas e papel contact para aumentar a sua durabilidade. A atividade deve ser planejada pelo professor para que ocorra o objetivo de aprendizagem e que através desta ferramenta os alunos demonstram mais interessados em aprender e participar das atividades nas aulas de química.
Abstract: Today, chemistry teachers seek methodologies to encourage students to understand their content. Using playful methodology within the school environment as a game is a very valuable tool, as it is a pleasant activity for students who without realizing it motivates them to learn. Remembering that one of the difficulties of students is to contextualize the chemistry within their daily life, even if the teacher exemplifies. Thus, this work aims at a game of chemistry, on balancing equations, with contextualized charts. Another advantage is that the game's card-making material has been to reuse cardboard boxes, printed sheets and contact paper to increase its durability. The activity should be planned by the teacher so that the learning objective occurs and through this tool the students demonstrate more interested in learning and participating in the activities in the classes of chemistry.
Palavras-chave: Ciências da natureza
Natural sciences
Química
Balanceamento de equações
Game
Play activities
Chemistry
Balancing equations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: NUNES, Daisy de Lima. Passaporte científico: uma atividade lúdica de reforço na aprendizagem. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5699
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAISY DE LIMA NUNES ATE ABR 2022.pdf
Restrito até 2023-12-31
881.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.