???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5204
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: As práticas de ensino e as aprendizagens com os números nos anos iniciais
Autor(es): Lopes, Ana Eliza Machado
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: SelauAnt, Bento
4° Membro da banca: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Resumo: Este Relatório Critico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa aplicada no ensino de Matemática nos anos iniciais, com um viés de intervenção pedagógica. A questão investigativa é: Como as práticas de ensino de números impactaram nas aprendizagens das crianças de uma turma de 2º ano? O objetivo geral: Problematizar e analisar as práticas de ensino de números, com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, com crianças de sete e oito anos de idade. Desenvolveu-se a intervenção a partir de dez encontros, em que os materiais foram coletados com o uso do diário de campo e complementados pelas filmagens e fotos. Os referenciais teóricos e documentos considerados foram os PCNs (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Cebola (2002), Toledo e Toledo (2010), Nunes e Bryant (1997) e outros. As análises mostram que as práticas de ensino enquanto prática pedagógica só existem com a reflexão docente, com processos de intervenção do professor para a produção de aprendizagem pelas crianças. As intervenções docentes, o uso de materiais concretos e de jogos foram importantes para as crianças produzirem aprendizagens acerca da contagem, da sequência numérica, da composição aditiva, dos agrupamentos, dos valores dos algarismos, das operações de adição e subtração.
Abstract: Este informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación aplicada a la enseñanza de las matemáticas en los primeros años, con un sesgo de intervención pedagógica. La pregunta de investigación es: ¿Cómo impactó la enseñanza de los números en el aprendizaje de los niños de una clase de segundo año de primaria? El objetivo general: problematizar y analizar las prácticas de enseñanza de números, con una clase de 2º año de primaria. La investigación se llevó a cabo con una clase de segundo año de primaria, con niños de siete y ocho años. La intervención se desarrolló a partir de diez reuniones, en las cuales los materiales fueron recolectados usando el diario de campo y complementados con filmaciones y fotos. Las referencias teóricas y los documentos considerados fueron los PCN (1997), PNAIC (2014), BNCC (2017), Cebola (2002), Toledo y Toledo (2010), Nunes y Bryant (1997) y otros. Los análisis muestran que las prácticas de enseñanza como práctica pedagógica solo existen con la reflexión del maestro, con procesos de intervención del maestro para la producción del aprendizaje por parte de los niños. Las intervenciones docentes, el uso de materiales y juegos concretos fueron importantes para que los niños produjesen aprendizaje sobre el conteo, la secuencia numérica, la composición aditiva, las agrupaciones, los valores de las figuras, las operaciones de suma y resta.
metadata.dc.subject: Práticas de Ensino
Números
Aprendizagem
Crianças
Prácticas de enseñanza
Números
Aprendizaje
Niños
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: LOPES, Ana Eliza Machado. As práticas de ensino e as aprendizagens com os números nos anos iniciais. 100p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5204
metadata.dc.date.issued: 26-Jun-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AnaElizaMachadoLopes2020.pdf1.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???