Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/422
Tipo: Relatório Técnico
Título : Coordenação pedagógica : o ressignificar da função para qualificar o ensino na rede municipal de São Sepé/RS.
Autor(es): Vegner, Elsa Maria Gass
Primeiro Orientador: Schwartz, Suzana
Resumo: A ressignificação da função da coordenação pedagógica dos professores que desenvolvem esse papel nas escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Sepé, Rio Grande do Sul, foi a base deste relatório crítico reflexivo do Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA – Jaguarão/RS. No diagnóstico do contexto da intervenção foram identificadas nas rotinas de trabalho desses sujeitos, atividades desarticuladas das previstas nos Regimentos Escolares e distantes dos fundamentos teóricos que abordam a temática da coordenação pedagógica. O objetivo geral desse projeto, então, foi o de contribuir para reestruturar e ressignificar a prática dos coordenadores pedagógicos das escolas desta rede de ensino. Dentre os autores que abordam o tema destacamos Libâneo (2011/2013) que propõe caminhos que favoreçam a construção de uma cultura organizacional na escola e Placco e Almeida (2008) que orientam para que ações preventivas façam parte da rotina do coordenador pedagógico. O percurso metodológico do projeto se sustentou nos pressupostos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica, tendo por base as ideias de Damiani (2012). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram observações participantes, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores pedagógicos participantes e a análise do conteúdo das falas foi realizada com base em Moraes (1999). A partir da análise desses instrumentos, que embasaram o diagnóstico do contexto, concluí que seria importante desenvolver um projeto de intervenção, cujo plano de ação se direcionasse para criar espaços e oportunidades para que os coordenadores pedagógicos refletissem criticamente sobre suas rotinas de trabalho, percebendo a necessidade de ressignificá-las coerentemente com o que está descrito nos documentos oficiais das escolas. A intervenção foi estruturada no planejamento e construção de espaços de formação continuada específica para os coordenadores, desenvolvendo estratégias para o alcance do objetivo geral da intervenção. Construído esse espaço, percebemos que, através da interação entre diferentes saberes e práticas dos sujeitos envolvidos, houve um avanço significativo na compreensão dos limites e das possibilidades do papel dos coordenadores pedagógicos. Ao longo da realização da intervenção, as ações foram sendo avaliadas pelos participantes, que nelas expressaram a importância de espaços de formação destinados especificamente aos coordenadores pedagógicos, perceberam que estes momentos contribuíram, dentre outros aspectos, como suporte para o desenvolvimento adequado de suas práticas. A partir da descrição detalhada dos encontros, das falas dos sujeitos participantes, bem como da análise de suas avaliações sobre os encontros oportunizados foi possível perceber que a intervenção contribuiu para a ressignificação da sua função, oportunizando a permanência dos espaços de formação continuada específica para os coordenadores pedagógicos que, até então, eram inexistentes na Rede Municipal de Ensino de São Sepé/RS.
Resumen : The pedagogical coordination function reframing of the professors that develop this role in basic ducation schools of Municipal Education System of São Sepé, Rio Grande do Sul, was the critical reflective report basis of Education Professional Master’s Degree at UNIPAMPA – Jaguarão/RS. In the intervention context diagnosis were identified, in these subjects work routines, disjointed activities, different than the provided in the School Regiments and far away from theoretical foundations that address the issue of pedagogical coordination. Therefore, the contribution to reframe and to restructure the pedagogical oordinators practice in these schools is the project’s main objective. Among the authors who address the subject stand out Libâneo (2011/2013) who proposes paths that may favor the school’s organizational culture construction and Placco and Almeida (2008) who guides for preventive actions take part of the pedagogical coordinator’s routine. The project’s methodological approach was sustained in the assumptions of the pedagogical intervention type of research based on Damiani (2012). The research instruments used were observations participants, semi-structured interviews with the pedagogical coordinator participants and the content analysis of the speeches were based in Moraes (1999). From these instruments analysis that supported the content diagnostic, I concluded that would be important to develop an intervention project whose action plan would direct the creation of spaces and opportunities for pedagogical coordinators to reflect critically about their work routines, realizing the need of reframe them coherently with the described in school’s official documents. The intervention was structured in the planning and spaces construction of specific continuing education to the coordinators, developing strategies to reach the main objective of intervention. Building this space, we realize, through the interaction between different knowledge and practices of the involved subjects, there were significant advancement in the limits understanding and pedagogical coordinator’s role possibilities. Throughout the intervention achievement, the participants were evaluating the actions that, in those actions they have expressed the importance of education spaces for pedagogical coordinators specifically, realize that these moments contributed, among other aspects, as a suitable development support to their practices. From the meeting detailed description, the speeches of participants, as well as the analysis of their evaluations about the proposed meetings was possible to see that the intervention has contributed to the reframing of the role, providing opportunities to the permanence of specific continuing education to the pedagogical coordinators that, until then, was nonexistent in Municipal Education System São Sepé/RS.
Palabras clave : Coordenação pedagógica
Formação continuada
Ressignificação
Função pedagógica
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/422
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Elsa Maria Gass Vegner.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.