Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3670
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O “uso do mercadinho” para ensinar matemática: alguns entendimentos de professores de anos iniciais
Autor(es): Martins, Sandra da Silva
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Pinho, Patricia
2° Membro da banca: Salcides, Arlete Maria Feijó
Resumo: O presente artigo discute sobre o “uso do mercadinho” para ensinar matemática, a partir dosentendimentos de alguns professores que atuam nos anos iniciais de escolas municipais do interior do Rio Grande do Sul. Organizamos um questionário, que foi aplicado a professores dos anos iniciais em quatro escolas do Ensino Fundamental deste município. A partir das análises das falas, considerando os seguintes referenciais teóricos: PCN (1997), WALKERDINE (1995), LAVE (1996, 2002), KNIJNIK (2013) e outros, organizamos os seguintes grupos de análise: a) Os professores entendem o “uso do mercadinho” para trabalhar o sistema monetário; b) Os professores consideram o “uso do mercadinho” para trabalhar situações concretas e como uma brincadeira. Percebemos que os professores entendem o “uso do mercadinho” para trabalhar o sistema monetário, as operações, a resolução de problemas, os cálculos, também, estabelecem relação com o dia a dia do aluno, com as situações concretas e consideram o seu uso como uma brincadeira.
Resumen : Este artículo discute acerca de la "utilización de la tienda" para enseñar matemáticas, desde elentendimiento de algunosprofesores que trabajanenlosprimerosaños de lasescuelas primarias del interior de Río Grande do Sul. Organizamos uncuestionario que se aplicó a los maestros enlosprimerosañosencuatroescuelas de primaria de este municipio. A partir delanálisis de los discursos, teniendoencuentalossiguientes marcos teóricos: NCP (1997), Walkerdine (1995), WASH (1996, 2002), Knijnik (2013) y otros, organizado lossiguientes grupos de interés: a) Los profesoresentiendenla "utilizar latienda" para trabajarel sistema monetario; b) Los profesoresencuentranla "utilización de latienda" para trabajar como una broma y situaciones concretas. Nos damoscuenta de que los maestros entiendanel "uso de latienda" para trabajarel sistema monetario, lasoperaciones, resolución de problemas, los cálculos tambiénestablecenrelaciónconeldía a díadelestudiante, conlasituación particular y considerar su uso como una broma.
Palabras clave : Ensino de Matemática
Anos Iniciais
Professores
Enseñanza de las Matemáticas
PrimerosAños
Maestros
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MARTINS, Sandra da Silva. O “uso do mercadinho” para ensinar matemática: alguns entendimentos de professores de anos iniciais. 16p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3670
Fecha de publicación : 28-ene-2015
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SandradaSilvaMartins2014.pdfSandra da Silva Martins 2014472.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.