Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/351
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Ressignificando a gestão através da formação e da construção do projeto político pedagógico da Secretaria de Educação.
Autor(es): Santos, Diovane Alves dos
Primeiro Orientador: Gritti, Silvana Maria
Abstract: O presente relatório versa sobre o projeto de intervenção “Ressignificando a gestão através da formação e da construção do Projeto Político Pedagógico da Secretaria de Educação”. O projeto foi desenvolvido na Secretaria de Educação de Canoas após uma pesquisa diagnóstica utilizando o método da pesquisa-ação. O marco- teórico metodológico abrangeu um breve histórico da redemocratização do país, o papel do Estado pós-redemocratização, o contexto nacional e as políticas educacionais e a relação deste com a política e gestão da educação de Canoas. O projeto foi organizado em dois eixos, formação e construção do Projeto Político Pedagógico, ambos no viés da garantia do direito à educação. Articulados entre si tiveram como premissa a qualificação das ações em gestão num processo dialógico e coletivo. As ações do projeto foram apresentadas através de uma reflexão teórico- prática sobre a garantia do direito à educação, programas e políticas educacionais, financiamento educacional, gestão democrática, planejamento e Projeto Político Pedagógico.
Palavras-chave: Educação
Gestão educacional
Políticas públicas
Projeto político pedagógico
Formação
Editor: UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/351
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diovane Alves Dos Santos.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.