Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que fazer hoje?: uma proposta de ferramenta digital para divulgação de eventos do município de Jaguarão/RS
Autor(es): Souza, Diego Gonçalves
Primeiro Orientador: Fischer, Vanessa Eliza
1° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
2° Membro da banca: Carvalho, Alexandre Caldeirão
Resumo: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta para divulgação de eventos na cidade de Jaguarão/RS. A referida ferramenta se configura em um site que terá o papel de divulgar os eventos que estão acontecendo na cidade. Sua principal função é ajudar o turista e o morador local a resolver uma única questão: O que fazer hoje?. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, nos aportamos teoricamente em Matias (2003) e Beni (1998), para refletir sobre Turismo e Eventos; em Oliveira (2003) e Silva & Nascimento (2008), para discutir sobre divulgação de eventos e o marketing digital, dentre outros autores cujos trabalhos trazem ideias relevantes para a fundamentação da nossa pesquisa. Além do levantamento bibliográfico, fizeram parte da metodologia do nosso trabalho: a aplicação de um questionário com turista que visitavam o município, consulta a uma pesquisa de opinião com gestores hoteleiros realizada por discentes do curso de Turismo da Unipampa/Jaguarão, e participação em assembleia da Câmara dos Vereadores sobre o Calendário de Eventos Municipal. Todas essas etapas contribuíram para o desenvolvimento da proposta de ferramenta. A partir do desenvolvimento da pesquisa pudemos refletir sobre a importância do marketing digital para a divulgação de eventos. Além disso, pudemos perceber a importância da aplicação desta ferramenta em nosso município, uma vez que seu desenvolvimento é viável e possível de ser mantido, seja através do setor público ou privado.
Abstract: El presente trabajo propone el desarrollo de una herramienta para la divulgación de eventos en la ciudad de Jaguarão/RS. La dicha herramienta se configura en un sitio que tendrá el papel de divulgar los eventos que estén ocurriendo en la ciudad. Su principal función es ayudar el turista y los habitantes locales a resolver una única cuestión: ¿Qué hacer hoy?. Para el desarrollo de la investigación nos aportamos teóricamente en Matias (2008) y Beni (1998), para reflexionar sobre Turismo y Eventos; en Oliveira (2003) y Silva & Nascimento (2008), para discutir sobre la divulgación de eventos y el marketing digital, entre otros autores que los trabajos traen idea relevantes para la fundamentación de nuestra investigación. Además del levantamiento bibliográfico, hicieron parte de la metodología de nuestro trabajo: la aplicación de un cuestionario con turista que visitaban la ciudad, consulta a una investigación de opinión con gestores hoteleros hechas por alumnos del curso de Turismo de la Unipampa/Jaguarão, y participación en una asamblea de la junta municipal sobre el calendario de eventos municipales. Todas estas etapas contribuirán para el desarrollo de la propuesta de herramienta. A partir del desarrollo de la investigación pudimos reflexionar sobre la importancia del marketing digital en la divulgación de eventos. Además, pudimos percibir la importancia de la aplicación de esta herramienta en nuestra ciudad, ya que su desarrollo es viable y posible de ser mantenido, sea por medio de sector público o privado.
Palavras-chave: Turismo
Eventos
Divulgação
Marketing digital
Turismo
Eventos
Divulgación
Marketing digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SOUZA, Diego Gonçalves. O que fazer hoje?: uma proposta de ferramenta digital para divulgação de eventos do município de Jaguarão/RS. 33p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3356
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão do Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoGonçalvesSouza2017.pdfDiego Gonçalves Souza 20171.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.