Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3133
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que é uma palavra: a consciência linguística em crianças de 6 a 11 anos falantes do português brasileiro
Autor(es): Silva, Cristiana Iack Dias da
Primeiro Orientador: Lorandi, Aline
1° Membro da banca: Lorandi, Aline
2° Membro da banca: Scherer, Ana Paula Rigatti
3° Membro da banca: Andersen, Elenice Maria Larroza
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso dedica-se ao estudo da consciência de palavra por crianças falantes do Português Brasileiro e à sua relação com os níveis de representação mental postulados pelo modelo de Redescrição Representacional (KARMILOFF-SMITH, 1992). Foram desenvolvidos quatro testes com o objetivo de descrever os caminhos pelos quais as representações das crianças tornam-se mais manipuláveis e flexíveis ao longo do tempo, de modo a permitir a emergência do acesso consciente ao conhecimento implícito com relação à noção de palavra. Com aplicação dos testes e o levantamento das respostas espera-se obter uma amostra do que as crianças entendem por palavra e de como um conhecimento implícito para a mente torna-se explicito para a mente. Acreditamos na relevância deste trabalho por possibilitar uma explicação das representações mentais que fundamentam o conhecimento sobre consciência linguística apresentada pelas crianças.
Abstract: This Final paper is placed in word awareness field and the relation with the levels of mental representation postulates in the model of representation description (KARMILOFF-SMITH, 1992), in Brazilian Portuguese speaker’s children. It was developed in four tests that aimed to descript the path in which the children representation becomes more malleable over time. Thus, it allows the emergency about aware assessment and about the implicit knowledge in relation to the notion of word. From the application of these texts and from the answers survey we hope to obtain a sample about the children understanding about the notion of word and about the implicit knowledge for the mind and how it becomes explicit in it. We believe in this work relevance because it enables an explication in the mental representations that found the knowledge about linguistic awareness presented in children.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Consciência linguística
Modelo de redescrição representacional
Language acquisition
Linguistic awareness
Representational redescription model
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: SILVA, Cristiana Iack Dias da. 26 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3133
Data do documento: 20-Mai-2013
Aparece nas coleções:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristiana Iack da Silva 2013.pdf329.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.