Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3012
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Ferreira, Mariane de Souza
Primeiro Orientador: Alves, Elenilson Freitas
1° Membro da banca: Alves, Elenilson Freitas
2° Membro da banca: Carvalho, Cláudia Wollmann
3° Membro da banca: Firme, Marcia Von Fruhauf
Resumo: O presente trabalho descreve uma intervenção realizada em uma turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), rede pública de ensino, por meio da temática “bicarbonato de sódio e suas funcionalidades”, abordando o conteúdo de Aspectos Qualitativos das Soluções, bem como Aspectos Quantitativos como forma de contextualização, promovendo assim a cidadania, criticidade, reflexão e consequente aprendizagem do conteúdo. A atividade ocorreu por meio de observações realizadas em relação ao grande uso e em como tem se falado das funcionalidades do “bicarbonato de sódio” dentro da sociedade. Este vem também de encontro ao trabalho na Educação de Jovens e Adultos em que normalmente as turmas são compostas por alunos mais experientes que provavelmente já tenham utilizado o composto em suas atividades cotidianas, como é o caso da turma de aplicação. Sabendo também o quanto é importante o uso de atividades diferenciadas no EJA, houve ainda maior interesse em realizar a proposta.
Abstract: The actual work describes an intervention conducted in a group of second year of Education of Young and Adults (EJA), public education network, through the theme “sodium bicarbonate and its functionalities”, approaching the Qualitative Aspects of Solutions content, as weel as Quantitative Aspects as a way of contextualization, thus promoting a citizenship, criticality, reflection and sequent apprenticeship of the content.The activity occurred through observations made in relation to the great use and in how the functionalities of “sodium bicarbonate” has been spoken within the society.This also comes in agreement to work in Education of Young and Adults where normally the classes are composed of more experienced students who have probably worked with the compounds on their daily activities, as the case of the application class. Also knowing how is important the use of many different activities on EJA, there was even greater interest in realizing the proposal.
Palavras-chave: Contextualização
Bicarbonato de sódio
EJA
Educação
Contextualization
Sodium bicarbonate
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: FERREIRA, A utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultos. 153 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3012
Data do documento: 10-Jul-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariane Ferreira 2017.pdf6.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.