Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3012
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Alves, Elenilson Freitas-
dc.creatorFerreira, Mariane de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-07T11:14:40Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-07T11:14:40Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, A utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultos. 153 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3012-
dc.description.abstractThe actual work describes an intervention conducted in a group of second year of Education of Young and Adults (EJA), public education network, through the theme “sodium bicarbonate and its functionalities”, approaching the Qualitative Aspects of Solutions content, as weel as Quantitative Aspects as a way of contextualization, thus promoting a citizenship, criticality, reflection and sequent apprenticeship of the content.The activity occurred through observations made in relation to the great use and in how the functionalities of “sodium bicarbonate” has been spoken within the society.This also comes in agreement to work in Education of Young and Adults where normally the classes are composed of more experienced students who have probably worked with the compounds on their daily activities, as the case of the application class. Also knowing how is important the use of many different activities on EJA, there was even greater interest in realizing the proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectBicarbonato de sódiopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectSodium bicarbonatept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee2Carvalho, Cláudia Wollmann-
dc.contributor.referee3Firme, Marcia Von Fruhauf-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma intervenção realizada em uma turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), rede pública de ensino, por meio da temática “bicarbonato de sódio e suas funcionalidades”, abordando o conteúdo de Aspectos Qualitativos das Soluções, bem como Aspectos Quantitativos como forma de contextualização, promovendo assim a cidadania, criticidade, reflexão e consequente aprendizagem do conteúdo. A atividade ocorreu por meio de observações realizadas em relação ao grande uso e em como tem se falado das funcionalidades do “bicarbonato de sódio” dentro da sociedade. Este vem também de encontro ao trabalho na Educação de Jovens e Adultos em que normalmente as turmas são compostas por alunos mais experientes que provavelmente já tenham utilizado o composto em suas atividades cotidianas, como é o caso da turma de aplicação. Sabendo também o quanto é importante o uso de atividades diferenciadas no EJA, houve ainda maior interesse em realizar a proposta.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mariane Ferreira 2017.pdf6.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.