Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2916
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O meio ambiente na educação infantil: um estudo de campo nas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Santana do Livramento
Autor(es): Moura, Paola Castro de
Primeiro Orientador: Machado, Mari Eldionara Rosa
1° Membro da banca: Cerqueira Adão, Sebastião
2° Membro da banca: Howes Neto, Guilherme
Resumo: A crescente degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais em determinados locais do planeta trazem à tona uma questão muito importante: A conscientização do ser humano sobre a preservação destes recursos naturais. Na idade pré-escolar, a criança absorve mais facilmente o que lhe é ensinado e os ensinamentos dados nesta fase serão utilizados durante a vida toda. O seguinte artigo aborda a necessidade de se trabalhar com o tema meio ambiente nas escolas, desde cedo, partindo da pré-escola e busca analisar as práticas utilizadas acerca deste tema, entendendo como estas práticas estão auxiliando no desenvolvimento das crianças e na formação do pensamento crítico e conscientização das mesmas para com o meio ambiente. Como principal resultado é possível observar que todas as escolas envolvem o meio ambiente em seu planejamento, no entanto, o tema é mais estudado durante a semana do meio ambiente, onde as escolas precisam desenvolver projetos para apresentar em um evento que envolve toda a educação municipal. Como limitações da pesquisa cita-se a dificuldade de acesso, tanto ás escolas quanto aos educadores, devido a problemas com deslocamento e disponibilidade de tempo. O artigo de cunho qualitativo, baseou-se no estudo de conceitos de educação ambiental e educação infantil e seus resultados foram obtidos através de entrevistas às educadoras de escolas municipais da rede de ensino infantil da cidade de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul.
Abstract: La creciente degradación del medio ambiente y la escasez de recursos naturales en determinados lugares del planeta traen a la superficie una cuestión muy importante: La concientización del ser humano sobre la preservación de estos recursos naturales.En la edad preescolar, el niño absorbe más fácilmente lo que se le enseña y las enseñanzas dados en esta fase se utilizarán durante toda la vida. El siguiente artículo aborda La necesidad de trabajar com el tema medio ambiente em lãs escuelas, desde temprano, partiendo de La preescolar y busca analizar lãs prácticas utilizadas sobre este tema, entendiendo como estas prácticas estarán auxiliando em El desarrollo de estosniños, em La formación Del pensamiento crítico y em La concientización de las mismas hacia El medio ambiente. Como principal resultado es posible observar que todas las escuelas involucran el medio ambiente en su planificación, sin embargo, el tema es más estudiado durante la semana del medio ambiente, donde las escuelas necesitan desarrollar proyectos para presentar en un evento que involucra toda la educación municipal . Como limitaciones de la investigación se cita la dificultad de acceso, tanto a las escuelas ya los educadores, debido a problemas con desplazamiento y disponibilidad de tiempo. El artículo de cuño cualitativo se basó en elestudio de conceptos de educación ambiental y educación infantil y sus resultados fueron obtenidos a través de entrevistas a las educadoras de lãs escuelas municipales de lared de enseñanza infantil de laciudad de Santana do Livramento, estado de Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Educação infantil
Conscientização ambiental
Educación ambiental
Medio ambiente
Educación infantil
Concientización ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: MOURA, Paola castro de. O meio ambiente na educação infantil: um estudo de campo nas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Santana do Livramento. 14 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2916
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura_Paola_Castro-O meio ambiente e a educacao infantil.pdfTCC Paola Castro de Moura - 2017311.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.