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dc.contributor.advisor1Machado, Mari Eldionara Rosa-
dc.creatorMoura, Paola Castro de-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:37:57Z-
dc.date.available2018-05-30-
dc.date.available2018-05-15T12:37:57Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationMOURA, Paola castro de. O meio ambiente na educação infantil: um estudo de campo nas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Santana do Livramento. 14 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2916-
dc.description.abstractLa creciente degradación del medio ambiente y la escasez de recursos naturales en determinados lugares del planeta traen a la superficie una cuestión muy importante: La concientización del ser humano sobre la preservación de estos recursos naturales.En la edad preescolar, el niño absorbe más fácilmente lo que se le enseña y las enseñanzas dados en esta fase se utilizarán durante toda la vida. El siguiente artículo aborda La necesidad de trabajar com el tema medio ambiente em lãs escuelas, desde temprano, partiendo de La preescolar y busca analizar lãs prácticas utilizadas sobre este tema, entendiendo como estas prácticas estarán auxiliando em El desarrollo de estosniños, em La formación Del pensamiento crítico y em La concientización de las mismas hacia El medio ambiente. Como principal resultado es posible observar que todas las escuelas involucran el medio ambiente en su planificación, sin embargo, el tema es más estudiado durante la semana del medio ambiente, donde las escuelas necesitan desarrollar proyectos para presentar en un evento que involucra toda la educación municipal . Como limitaciones de la investigación se cita la dificultad de acceso, tanto a las escuelas ya los educadores, debido a problemas con desplazamiento y disponibilidad de tiempo. El artículo de cuño cualitativo se basó en elestudio de conceptos de educación ambiental y educación infantil y sus resultados fueron obtenidos a través de entrevistas a las educadoras de lãs escuelas municipales de lared de enseñanza infantil de laciudad de Santana do Livramento, estado de Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectMedio ambientept_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectConcientización ambientalpt_BR
dc.titleO meio ambiente na educação infantil: um estudo de campo nas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de Santana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira Adão, Sebastião-
dc.contributor.referee2Howes Neto, Guilherme-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, 1977. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde. Vol.9. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC/SEF,1997 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. 1988. BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm> Acesso em: 27/04/2017 BRASIL. Lei nº8.080 de 19 de setembro de1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm> Acesso em:27/04/2017 BRASIL. Lei nº9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf> Acesso em: 27/05/2017 BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321> Acesso em: 27/04/2017 BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: Conhecimentos de mundo. Vol. 3. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf> Acesso em: 17/10/2017 BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: Introdução. Vol. 1. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em: 17/10/2017 BRASIL. Ministério do meio ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/institucional> Acesso em: 27/05/2017 CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: A formação do sujeito ecológico. 5.Ed. São Paulo: Cortez, 2011 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2012. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 5ª ed. Goiânia, GO. Editora Alternativa,2004 . MARTINS, Nathalia. A educação ambiental na educação infantil. São Carlos, 2009. Disponível em: <www.pedagogia.ufscar.br/documentos/arquivos/tcc-2004/a-educacao- ambiental-na-educacao-infantil/view> Acesso em: 28/04/2017 MEDEIROS, Aurélia Barbosa de Medeiros. A importância da Educação Ambiental na Escola nas Séries Iniciais. Aurélia Barbosa de Medeiros, Maria José da Silva Lemes Mendonça, Glaucia Lourenço Souza, Itamar Pereira de Oliveira. 2010. MOREIRA, Mariana de Castro. A Educação Ambiental no Contexto da Educação Infantil. Mariana de Castro Moreira, 2010. OLIVEIRA, Gabriele Caroline dos Santos; TONIOSSO, Jose Pedro. Educação Ambiental: Práticas pedagógicas na educação infantil. Centro Universitário Unifafibe. Bebedouro-SP. Disponível em: <http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/0404201407 3822.pdf> Acesso em: 27/04/2017 PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. – 2º ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E- book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf> Acesso em: 24/05/2017 RODRIGUES, Cae. Educação Física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. Universidade Federal de São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/disser_teses/2007/rodrigues.pdf> Acesso em: 24/05/2017 SANTANA DO LIVRAMENTO; Prefeito inaugura, neste sábado, mais uma Escola de Educação Infantil no município. Publicado em 12/05/2016 – Gabinete do Prefeito.- Disponível em: http://www.sdolivramento.com.br/renovado/noticias/&id=3645 SILVA, Elza Maria da Cruz. A Educação Ambiental no Contexto da Educação Infantil. Elza Maria da Cruz, Programa de Pós-Graduação, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA crescente degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais em determinados locais do planeta trazem à tona uma questão muito importante: A conscientização do ser humano sobre a preservação destes recursos naturais. Na idade pré-escolar, a criança absorve mais facilmente o que lhe é ensinado e os ensinamentos dados nesta fase serão utilizados durante a vida toda. O seguinte artigo aborda a necessidade de se trabalhar com o tema meio ambiente nas escolas, desde cedo, partindo da pré-escola e busca analisar as práticas utilizadas acerca deste tema, entendendo como estas práticas estão auxiliando no desenvolvimento das crianças e na formação do pensamento crítico e conscientização das mesmas para com o meio ambiente. Como principal resultado é possível observar que todas as escolas envolvem o meio ambiente em seu planejamento, no entanto, o tema é mais estudado durante a semana do meio ambiente, onde as escolas precisam desenvolver projetos para apresentar em um evento que envolve toda a educação municipal. Como limitações da pesquisa cita-se a dificuldade de acesso, tanto ás escolas quanto aos educadores, devido a problemas com deslocamento e disponibilidade de tempo. O artigo de cunho qualitativo, baseou-se no estudo de conceitos de educação ambiental e educação infantil e seus resultados foram obtidos através de entrevistas às educadoras de escolas municipais da rede de ensino infantil da cidade de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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Moura_Paola_Castro-O meio ambiente e a educacao infantil.pdfTCC Paola Castro de Moura - 2017311.7 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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