Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Enfoque CTS no Brasil: olhar sobre as práticas implementadas no ensino médio
Autor(es): Marques, Sabrina Gonçalves
Resumo: Partindo da compreensão de que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade contempla objetivos educacionais descritos nos documentos oficiais da educação nacional e que as efetivas mudanças na educação ocorrem dentro da sala de aula, realizou-se um mapeamento das propostas elaboradas e implementadas sob o enfoque CTS no Ensino Médio, com atenção especial para aquelas desenvolvidas na componente curricular Física. O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica dos principais eventos da área. Utilizando como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, sendo o corpus de análise composto por 41 produções organizadas em três categorias emergentes: formação continuada de professores, formação inicial de professores e desenvolvimento de pesquisas em educação. Os resultados indicam que há predominância de implementações realizadas no âmbito de pesquisas de pós-graduação e que as ações formativas que visam a formação continuada de professores têm demonstrado avanços ao contemplar objetivos educacionais do enfoque CTS. Dentre as estratégias para o desenvolvimento em sala de aula prevaleceram os debates e casos simulados em torno de controvérsias sócio-científicas e temas globais. Por fim, sinalizase a necessidade de ampliação dos espaços formativos no enfoque CTS, tanto para professores em formação inicial quanto continuada, com ênfase para o tratamento de temáticas que visem a interdisciplinaridade e contextualização do ensino a fim de atingir os objetivos do enfoque CTS.
Editor: Universidade Federal do Pampa
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enfoque CTS no Brasil olhar sobre as práticas implementadas no ensino médio..pdf396.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.