???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1628
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo comparativo entre consumo de materiais para diferentes sistemas estruturais em concreto armado
Autor(es): Mariotto, Eduardo
Primeiro Orientador: Lübeck, André
Resumo: Neste trabalho, realiza-se um estudo comparativo entre o consumo de materiais para diferentes sistemas estruturais em concreto armado. São analisados 17 pavimentos de um mesmo edifício, variando-se em cada um deles o sistema estrutural utilizado. Cada sistema foi lançado buscando seu melhor arranjo, visando um lançamento que possa aperfeiçoá-los em termos de consumo de material aço, concreto e fôrmas, respeitando ao mesmo tempo suas características. Em relação ao consumo de aço e concreto, o sistema mais econômico foi o com laje pré-fabricada tipo trilho, após o com laje pré-fabricada tipo treliça, e em seguida o com laje maciça. O sistema que apresentou o maior consumo de aço e concreto foi o sistema com laje nervurada com vigas de bordo e capitéis no interior, mas por outro lado esse sistema tem uma liberdade arquitetônica maior. Em relação ao consumo de fôrmas de madeira o mais econômico foi o sistema com laje nervurada, após o com laje pré-fabricada tipo trilho, em seguida o tipo treliça. O sistema com laje maciça apresentou o maior consumo de fôrmas em madeira.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1628
metadata.dc.date.issued: 5-Oct-2012
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Estudo comparativo entre consumo de materiais para diferentes sistemas estruturais em concreto armado.pdf2.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons