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dc.creatorOliveira, Caren Albanio de-
dc.date.accessioned2017-01-17T14:52:40Z-
dc.date.available2017-01-17T14:52:40Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/723-
dc.description.abstractEl presente trabajo se trata de una investigación narrativa acerca de una experiencia de práctica obligatoria en lengua española ocurrida en contexto escolar. El ambiente analizado se trata de un aula de 7º grado de la primaria. La referida escuela está ubicada en la periferia de la ciudad de Bagé, RS. El grupo se caracteriza por la presencia de dos alumnas con discapacidad. De esta manera, tiene por principal objetivo examinar críticamente las vivencias, así como los desafíos y dilemas enfrentados por la practicante en el trascurrir del proceso, buscando también identificar si hubo y cuáles fueron los cambios emprendidos en las estrategias didácticas utilizadas en razón de la presencia de alumnos con discapacidad, buscando las percepciones y sentimientos de la practicante acerca de las relaciones interpersonales y sugiriendo, a partir del análisis del proceso pedagógico en cuestión, propuestas de cómo manejar estas clases. La investigación del trabajo ocurrió a través del análisis y reflexión de materiales recolectados y producidos por la practicante en el avanzar de su práctica docente, así, caracterizando la investigación narrativa. El resultado de este estudio alerta para la necesidad de una mejor preparación, no sólo en relación a las instituciones educacionales, sino también a los profesionales de educación para atender a la demanda de alumnos con discapacidad, todavía, debe haber más dedicación por parte de los involucrados, en el sentido de percibir cuáles son las reales prioridades de estos alumnos cuando se trata en aprendizaje y, así, formular estrategias pedagógicas para superar estas necesidades.es
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectInvestigación narrativaes
dc.subjectLengua españolaes
dc.subjectAlumnos con discapacidades
dc.subjectPráctica docentees
dc.titleAlunos com deficiência na aula de espanhol: a pesquisa narrativa com foco no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa narrativa acerca de uma experiência de estágio obrigatório em língua espanhola ocorrida em contexto escolar. O ambiente analisado trata-se de uma sala de aula de um oitavo ano do Ensino Fundamental. A referida escola encontra-se localizada na periferia da cidade de Bagé, RS. O grupo em questão caracteriza-se pela presença de duas alunas com deficiência. Assim, tem-se como principal objetivo analisar criticamente as vivências, bem como, os desafios e dilemas enfrentados pela estagiária no decorrer desse processo, procurando também identificar se houve e quais foram as mudanças empreendidas nas estratégias didáticas utilizadas em razão da presença de alunos com deficiência, buscando as percepções e sentimentos da estagiária sobre as relações interpessoais e sugerindo, a partir da análise do processo pedagógico em questão, propostas de como conduzir essas aulas. A investigação deste trabalho se deu através da análise e reflexão de materiais coletados e produzidos pela estagiária no decorrer da sua prática docente, caracterizando assim, a pesquisa narrativa. O resultado deste trabalho alerta para a necessidade de uma melhor preparação, tanto em relação as instituições educacionais, como aos profissionais de educação, para atender a demanda de alunos com deficiência. Por fim, entende-se que não existe um método pronto para trabalhar com alunos com deficiência, porém deve-se haver uma dedicação maior por parte dos envolvidos, no sentido de perceber quais são as reais prioridades destes alunos quando se fala em aprendizagem e, a partir disso, formular estratégias pedagógicas para suprir tais necessidades.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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Trabalho de Conclusão de Curso.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras747.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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