???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3552
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorSias, Maria Alice de Freitas-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:36:58Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-10T11:36:58Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.citationSIAS, Maria Alice de Freitas. Avaliação institucional da escola: compromissos e contribuições ao projeto político-pedagógico. 159 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3552-
dc.description.abstractEl presente Informe Crítico-Reflexivo tuvo como objetivo general analizar y evaluar el proceso de la gestión y del cotidiano escolar de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Balbino Mascarenhas, de la ciudad Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (RS), creando subsidios para significación y reconstrucción del Proyecto Político-Pedagógico. El referencial teórico que sostiene la propuesta fue dividido en cuatro subitens, Gestión Democrática y Educación de Calidad, Bases legales sobre la Gestión Democrática y el Proyecto Político-Pedagógico, conceptos sobre el Proyecto Político-Pedagógico y Evaluación Institucional. La investigación utilizó procedimientos metodológicos de la investigación cualitativa de cuño intervencionista. En el presente trabajo se analizaron los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de la investigación, denominados Ruedas de Conversación, sus análisis, reflexiones y resultados, por último, Análisis del Diario de Campo y de la ficha de evaluación. El Informe Crítico-Reflexivo resultó en reflexiones acerca de la gestión democrática y del documento indicador de la escuela, el Proyecto Político-Pedagógico. Los resultados de este estudio evidencian la importancia del Proyecto Político-Pedagógico para ser actualizado y tener su evaluación constante con la participación de toda la comunidad escolar, profesores, funcionarios, alumnos, padres y responsables, llevando a un proceso colectivo, emancipatorio y democrático.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAaliação institucionalpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProyecto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectGestión democráticapt_BR
dc.subjectEvaluación institucionalpt_BR
dc.subjectParticipaciónpt_BR
dc.titleAvaliação institucional da escola: compromissos e contribuições ao projeto político-pedagógicopt_BR
dc.typeRelatório Crítico-Reflexivopt_BR
dc.contributor.referee1Nörnberg, Lui-
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee3Moura, Patricia dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente Relatório Crítico-Reflexivo teve como objetivo geral analisar e avaliar o processo da gestão e do cotidiano escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Balbino Mascarenhas, da cidade Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul (RS), criando subsídios para significação e reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. O referencial teórico que sustenta a proposta foi dividido em quatro subitens, Gestão Democrática e Educação de Qualidade, Bases legais sobre a Gestão Democrática e o Projeto Político-Pedagógico, conceitos sobre o Projeto Político-Pedagógico e Avaliação Institucional. A pesquisa utilizou procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa de cunho intervencionista. Como procedimentos metodológicos foram realizados o Diagnóstico da Pesquisa, Coleta de Dados e Instrumentos Metodológicos, Análise Documental do PPP, Achados do Processo de Investigação, Análises dos Princípios Investigativos sobre o Projeto Político-Pedagógico, Método da Avaliação da Intervenção, os Encontros da Intervenção, denominados Rodas de Conversa, suas análises, reflexões e resultados, por último, Análise do Diário de Campo e da ficha de avaliação. O Relatório Crítico-Reflexivo resultou em reflexões a respeito da gestão democrática e do documento balizador da escola, o Projeto Político-Pedagógico. Os resultados deste estudo evidenciam a importância do Projeto Político-Pedagógico ser atualizado e ter sua avaliação constante com a participação de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis, levando a um processo coletivo, emancipatório e democrático.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MariaAlicedeFreitasSias2018.pdfMaria Alice de Freitas Sias - 20181.22 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???