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Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Avaliação institucional da escola: compromissos e contribuições ao projeto político-pedagógico
Autor(es): Sias, Maria Alice de Freitas
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Nörnberg, Lui
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Moura, Patricia dos Santos
Resumo: O presente Relatório Crítico-Reflexivo teve como objetivo geral analisar e avaliar o processo da gestão e do cotidiano escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Balbino Mascarenhas, da cidade Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul (RS), criando subsídios para significação e reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. O referencial teórico que sustenta a proposta foi dividido em quatro subitens, Gestão Democrática e Educação de Qualidade, Bases legais sobre a Gestão Democrática e o Projeto Político-Pedagógico, conceitos sobre o Projeto Político-Pedagógico e Avaliação Institucional. A pesquisa utilizou procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa de cunho intervencionista. Como procedimentos metodológicos foram realizados o Diagnóstico da Pesquisa, Coleta de Dados e Instrumentos Metodológicos, Análise Documental do PPP, Achados do Processo de Investigação, Análises dos Princípios Investigativos sobre o Projeto Político-Pedagógico, Método da Avaliação da Intervenção, os Encontros da Intervenção, denominados Rodas de Conversa, suas análises, reflexões e resultados, por último, Análise do Diário de Campo e da ficha de avaliação. O Relatório Crítico-Reflexivo resultou em reflexões a respeito da gestão democrática e do documento balizador da escola, o Projeto Político-Pedagógico. Os resultados deste estudo evidenciam a importância do Projeto Político-Pedagógico ser atualizado e ter sua avaliação constante com a participação de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis, levando a um processo coletivo, emancipatório e democrático.
Abstract: El presente Informe Crítico-Reflexivo tuvo como objetivo general analizar y evaluar el proceso de la gestión y del cotidiano escolar de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Balbino Mascarenhas, de la ciudad Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (RS), creando subsidios para significación y reconstrucción del Proyecto Político-Pedagógico. El referencial teórico que sostiene la propuesta fue dividido en cuatro subitens, Gestión Democrática y Educación de Calidad, Bases legales sobre la Gestión Democrática y el Proyecto Político-Pedagógico, conceptos sobre el Proyecto Político-Pedagógico y Evaluación Institucional. La investigación utilizó procedimientos metodológicos de la investigación cualitativa de cuño intervencionista. En el presente trabajo se analizaron los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de la investigación, denominados Ruedas de Conversación, sus análisis, reflexiones y resultados, por último, Análisis del Diario de Campo y de la ficha de evaluación. El Informe Crítico-Reflexivo resultó en reflexiones acerca de la gestión democrática y del documento indicador de la escuela, el Proyecto Político-Pedagógico. Los resultados de este estudio evidencian la importancia del Proyecto Político-Pedagógico para ser actualizado y tener su evaluación constante con la participación de toda la comunidad escolar, profesores, funcionarios, alumnos, padres y responsables, llevando a un proceso colectivo, emancipatorio y democrático.
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico
Gestão democrática
Aaliação institucional
Participação
Proyecto político-pedagógico
Gestión democrática
Evaluación institucional
Participación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: SIAS, Maria Alice de Freitas. Avaliação institucional da escola: compromissos e contribuições ao projeto político-pedagógico. 159 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3552
Data do documento: 1-Nov-2018
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