Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2770
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educacao ambiental em perspectiva critica : analise das praticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Medio Tricentenario – Sao Borja/RS (2017)
metadata.dc.creator: Brasil, Gabriela Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
metadata.dc.contributor.referee2: Gamalho, Nola Patrícia
metadata.dc.description.resumo: Para que a Educação Ambiental alcance de fato seus propósitos, precisa de uma postura crítica. Essa primordialidade é amparada pelas normativas jurídicas brasileiras que regulamentam a Educação Ambiental e reconhecida pelos estudiosos da área. O presente trabalho tem como objetivo geral verificar se a Educação Ambiental é desenvolvida em perspectiva crítica na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS. Intenciona ressaltar o significado de Educação Ambiental; para tanto, resgata a evolução histórica e normativa em termos mundial e nacional. Procura, também, conceituar as correntes conservadora e crítica acerca da Educação Ambiental. A metodologia utilizada faz uso de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo a partir de estudo de caso dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na escola mencionada. O trajeto até aqui relatado, ainda que de maneira parcial, retrata como desfecho a constatação de que a perspectiva crítica não é efetiva na práxis educativa ambiental.
Abstract: For Environmental Education to actually achieve its purposes, it needs a critical stance. This primordiality is supported by Brazilian legal regulations and regulates Environmental Education and recognized by scholars in the area. The present work has as general objective to verify if the Environmental Education is developed in critical perspective in the State School of High School Tricentenário - São Borja / RS. Intention to emphasize the meaning of Environmental Education; for this, it rescues the historical and normative evolution in world and national terms. It also seeks to conceptualize as conservative and critical brokers on Environmental Education. A methodology used in the bibliography research and content analysis from a case study of Environmental Education projects developed in the mentioned school. The path hitherto reported, albeit in a partial way, portrays as an outcome the observation of a critical revision is not effective in the environmental educational praxis.
Keywords: Educação ambiental
Ensino médio
São Borja (RS)
Pensamento crítico
Environmental education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BRASIL, Gabriela Batista. Educação ambiental em perspectiva crítica: análise das práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS (2017). 2017. 48p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2770
Issue Date: 28-Nov-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Batista Brasil (2017).pdf986,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.