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Tipo: Dissertação
Título: Cartas Pedagógicas e visibilidade das crianças de axé: reflexões sobre formação de professoras e intolerância religiosa na educação infantil
Autor(es): Ribeiro, Graciele Lopes
Primeiro Orientador: Alves (In Memorian), Simone Silva
Segundo Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
3° Membro da banca: Oliveira, Everton Fêrrêr de
4° Membro da banca: Chaigar, Vânia Alves Martins
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral a compreensão dos efeitos da formação docente em relação à diversidade religiosa, em especial sobre as religiões de matriz africana, e como estas estavam presentes no cotidiano da EMEI Profa. Maria da Glória Pinto Pereira no município do Rio Grande – RS. A pesquisa analisou como ocorrem as práticas pedagógicas que inserem as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; a oportunidade de ter a escola como um espaço de conhecimento, reflexão e discussão da temática antirracista e de diversidade religiosa na educação infantil para as professoras; auxílio na reelaboração da proposta pedagógica da EMEI Profa. Maria da Glória Pinto Pereira e a elaboração de uma revista digital como forma de material paradidático para professores da educação infantil. Por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada uma pesquisa-ação que teve como instrumento as Cartas Pedagógicas e as rodas de diálogos, foram participantes professoras concursadas da rede municipal de ensino de Rio Grande. O resultado obtido através dos diálogos, apresentou a reflexão das professoras na construção do metatexto em formato de Carta Pedagógica que foi enviada para a equipe gestora, reafirmando o compromisso para a continuidade das discussões e com a efetivação da inserção da temática pesquisada no projeto institucional da escola, enfatizando a visibilidade para as crianças de axé.
Resumen: El objetivo general de este trabajo fue comprender los efectos de la formación docente en relación a la diversidad religiosa, especialmente las religiones de base africana, y cómo éstas estaban presentes en la vida cotidiana de EMEI Profa. Maria da Glória Pinto Pereira en el municipio de Rio Grande – RS. La investigación analizó cómo las prácticas pedagógicas que incorporar las Leyes 10.639/2003 y 11.645/2008; la oportunidad de tener la escuela como un espacio de conocimiento, reflexión y discusión de temas antirracistas y de diversidad religiosa en la educación infantil para los docentes; asistencia en la reelaboración de la propuesta pedagógica de EMEI Profa. Maria da Glória Pinto Pereira y la creación de una revista digital como material educativo para docentes de educación infantil. Por ser una investigación cualitativa, se realizó una investigación acción utilizando como instrumento las Cartas Pedagógicas y círculos de diálogo, los participantes fueron docentes titulados de la red educativa municipal de Río Grande. El resultado obtenido a través de los diálogos, presentó la reflexión de los docentes sobre la construcción del metatexto en formato de Carta Pedagógica que fue enviada al equipo directivo, reafirmando el compromiso con la continuidad de las discusiones y la implementación de la inclusión de lo investigado. tema en el proyecto institucional de la escuela, enfatizando la visibilidad para los niños de axé.
Palavras-chave: Cartas pedagógicas
Crianças de Axé
Formação de professores
Cartas pedagógicas
Hijos de Axé
Formación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: RIBEIRO, Graciele Lopes. Cartas Pedagógicas e visibilidade das crianças de axé: reflexões sobre formação de professoras e intolerância religiosa na educação infantil. 117 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9368
Data do documento: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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