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Tipo: Dissertação
Título : Corpo e voz: análise do discurso das estudantes mulheres no ensino superior
Autor(es): Martins, Larissa do Prado
Primeiro Orientador: Jesus, Suzana Cavalheiro de
Coorientador: Fernandes, Carolina
1° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
2° Membro da banca: Fernandes, Carolina
3° Membro da banca: Vinhas, Luciana Iost
4° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Resumo: O presente trabalho buscou compreender os discursos das mulheres na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de refletir sobre os processos de significação do corpo como um efeito de resistência. Para isso, desenvolvemos um dispositivo teórico-analítico baseado na Análise de Discurso materialista de Michel Pêcheux, com o intuito de promover discussões sobre as condições de produção desses discursos. Nesse caso, a escolha desse tema se deu em virtude da desigualdade de gênero percebida nas mais diversas camadas sociais, o que nos direcionou a olhar para a ideologia dominante que conduz até hoje as mulheres à condição de subalternidade em diferentes espaços como no ambiente de trabalho e até mesmo na vida privada. Além disso, muitas mulheres são afetadas pelo discurso machista em sala de aula, tanto por parte dos professores, quanto pelos colegas, sejam homens ou mulheres, e esses acontecimentos estão tão enraizados nesses espaços que, muitas vezes, dissimulam os efeitos de silenciamento. Nesse sentido, no Ensino Superior, não encontramos um cenário diferente, já que, até mesmo na produção científico-acadêmica, há restrições ancoradas em valores de um modelo hegemônico que as exclui. Em suma, esse assunto torna-se necessário visto a possibilidade da perda de direitos já conquistados, além dos casos de violência e feminicídio que progridem, pois, ainda que na atualidade existam leis, não há garantias de que as mulheres estejam protegidas. Desse modo, o corpus discursivo foi composto por discursos de graduandas dos cursos de Letras Português e Engenharia de Computação da Unipampa e da observação das manifestações do corpo no espaço da sala de aula. Sendo assim, a partir dessas práticas discursivas, foi possível reconhecer de que forma as mulheres resistem nesses espaços diante das tentativas de silenciamento, visto que, entendemos haver casos em que esse sujeito-mulher não aceita essa condição e que, mesmo em silêncio, produz sentidos. Da mesma forma, observamos, na análise dos recortes das entrevistas, a reprodução de uma ideologia patriarcal, reforçando o imaginário social criado para as mulheres, cuja a representação difere do perfil de eficiência e profissionalismo que é atrelado à imagem do homem. Portanto, essa pesquisa oportuniza uma reflexão sobre a constante busca das mulheres por igualdade no Ensino Superior, assim como o entendimento sobre o funcionamento do discurso do sujeito mulher-universitária, pois, a partir de sua materialidade, foi possível compreender os diferentes efeitos de sentidos, pensando nas condições de produção e nos processos de reprodução/ transformação do discurso machista, além das condições contraditórias que impulsionam as lutas das mulheres que ainda resistem à ideologia do patriarcado.
Resumen : The present work sought to understand the speeches of women at the Federal University of Pampa, in addition to reflecting about the processes of signification of the body as an resistance effect. To this end, we developed a theoretical-analytical device based on Michel Pêcheux's materialist Discourse Analysis, with the aim of promoting discussions about the conditions of production of these discourses. In this case, the choice of this theme was due to gender inequality perceived in the most diverse social layers, which led us to look at the dominant ideology that leads women to the condition of subalternity in different spaces, such as the workplace and even in private life. Furthermore, many women are affected by the sexist speech in the classroom, both on part of teachers and classmates, whether men or women, and these events are so rooted in these spaces that they often hide the effects of silencing. In this sense, in Higher Education, we don't find a different scenario, because, even in scientific-academic production, there are restrictions anchored in values of a hegemonic model that excludes them. In short, this issue becomes necessary given the possibility of rights loss already achieved, in addition to cases of violence and femicide that are progressing, because, even though laws currently exist, there are no guarantees that women are protected. In this way, the discursive corpus was composed of speeches by undergraduate students from the Portuguese Literature and Computer Engineering courses at Unipampa and the observation of body manifestations in the classroom space. Therefore, based on these practices, it was possible to recognize how women resist in these spaces against the face of silencing attempts, since we understand that there are cases in which this subject-woman does not accept this condition and that, even in silence, she produces senses. Likewise, we observed, in the analysis of the interview clippings, the reproduction of a patriarchal ideology, reinforcing the social imaginary created for women, whose representation differs from the profile of efficiency and professionalism that is linked to the image of a man. Therefore, this research provides an opportunity to reflect on women's constant search for equality in Higher Education, as well as understanding the functioning of the discourse of the university-woman subject, as, based on its materiality, it was possible to understand the different effects of meanings, thinking about the conditions of production and processes of reproduction/transformation of sexist discourse, in addition to the contradictory conditions that drive the struggles of women who still resist the ideology of patriarchy.
Palabras clave : Mulheres
Corpo
Discurso
Ensino superior
Women
Body
Discourse
Higher education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : MARTINS, Larissa do Prado. Corpo e voz: análise do discurso das estudantes mulheres no ensino superior. 2024. 99f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9361
Fecha de publicación : 28-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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