Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade e interações entre professor/aluno no ensino de Ciências da Natureza: análise do tema em periódicos da área
Autor(es): Bueno, Carla Estela Martins de Barros
Primeiro Orientador: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
1° Membro da banca: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
2° Membro da banca: Carneiro, Janaína Viário
3° Membro da banca: Machado, Taiana Machado de
Resumo: No contexto de sala de aula, sobre o estabelecimento de relações com seus alunos, cabe ao professor, considerar fatores que permeiam este cenário, atento aos aspectos sociais e ou culturais, e que estas relações podem influenciar nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa teve como tema a afetividade e as interações entre professor/aluno no Ensino de Ciências da Natureza, tendo como objetivo principal analisar em publicações (periódicos e/ou teses, dissertações) de Ciências da Natureza, de que forma as relações de afetividade e a interação entre professor e aluno contribuem nos processos de ensino e aprendizagem da área. Desta forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória do tipo bibliográfica, sendo utilizado como fonte para coleta de dados, o sítio eletrônico de base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com consulta de artigos científicos, dissertações e teses no período de 2017 a 2022. Para a análise dos dados, foi utilizada a teoria de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos na pesquisa sucederam da análise de três trabalhos vinculados a temática, evidenciando a afetividade e as interações entre professor/aluno no Ensino de Ciências da Natureza. Estes, foram categorizados em dois aspectos considerados fundamentais para o tema, sendo eles: (I) Formação de professores; (II) Abordagens de ensino. A partir destas categorias, são apontados como principais resultados da pesquisa: o estabelecimento de relações de afetividade entre professor/aluno no Ensino de Ciências da Natureza é incentivado à medida que os profissionais da área investem em formação; a utilização de metodologias ativas contribui para a vivência de momentos de afetividade e interação em sala de aula, em que o estudante se torna protagonista no processo de construção do conhecimento. Espera-se que os resultados descritos na pesquisa, contribuam para os estudos da área, ressaltando a importância do estabelecimento de relações afetivas entre professor/aluno nos processos de ensino e aprendizagem.
Abstract: In the context of the classroom, when it comes to establishing relationships with students, it is up to the teacher to consider factors that permeate this scenario, paying attention to social and/or cultural aspects, and that these relationships can influence the teaching and learning processes. In this sense, the research theme was affectivity and interactions between teacher/student in the Teaching of Natural Sciences, with the main objective of analyzing in publications (journals and/or theses, dissertations) of Natural Sciences, how the relationships of affection and interaction between teacher and special student in the teaching and learning processes in the area. In this way, a qualitative, exploratory bibliographical research was carried out, using as a source for data collection, the electronic database website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with consultation of scientific articles, dissertations and theses in the period from 2017 to 2022. To analyze the data, the Content Analysis theory was used. The results obtained in the research came from the analysis of three works related to the topic, highlighting the affection and interactions between teacher/student in the Teaching of Natural Sciences. These were categorized into two aspects considered fundamental to the topic, namely: (I) Teacher training; (II) Teaching approaches. From these categories, the main results of the research are highlighted: the establishment of affectionate relationships between teacher/student in Natural Sciences Teaching is encouraged as professionals in the area invest in training; The use of active methodologies contributes to the experience of moments of affection and interaction in the classroom, in which the student becomes a protagonist in the process of building knowledge. It is expected that the results described in the research will contribute to studies in the area, highlighting the importance of establishing affective relationships between teacher/student in the teaching and learning processes.
Palavras-chave: Aprendizagem
Relações
Educação Básica
Ensino Superior
Learning
Relationships
Basic Education
Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: BUENO, Carla Estela Martins de Barros. Afetividade e interações entre professor/aluno no ensino de Ciências da Natureza: análise do tema em periódicos da área. 2023. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9339
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCN 2023 Carla E M de B Bueno.pdf651.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.