Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9314
Tipo: Dissertação
Título: Olhares sobre o movimento Steam na educação : perspectivas de formadores e licenciandos
Autor(es): Fagundes, Daiane da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Vera Lucia Duarte
Coorientador: Nisxota, Denice Aparecida Fontana
1° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
2° Membro da banca: Nisxota, Denice Aparecida Fontana
3° Membro da banca: Silveira, Denise Nascimento
4° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos conceituais e pedagógicos sobre a inserção da abordagem STEAM Education (acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) sob a ótica do corpo docente e discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé. Para tal, utiliza-se da pesquisa quali-quantitativa para analisar as percepções, dilemas e tensões sobre os aspectos conceituais e pedagógicos acerca da abordagem STEAM Education no âmbito da prática docente de professores do Ensino Superior, tendo como participantes os docentes e discentes do curso de licenciatura das áreas de Matemática, Física, Química e Música da UNIPAMPA. Desse modo, a proposta é investigar a percepção dos professores com base em um diálogo crítico sobre o campo da formação de professores e das competências profissionais que os constituem. Por meio de um questionário pretende-se analisar os discursos dos docentes e discentes, suas similaridades e diferenças, via análise textual discursiva-ATD. Apresenta-se no referencial teórico as reflexões sobre a STEAM Education, os desafios e potencialidades desta abordagem, as políticas públicas educacionais voltadas à formação de professores direcionadas pela BNCC e BNC-Formação, as competências profissionais do educador e a inovação pedagógica. Desta forma, o questionário possibilitou a reflexão sobre a prática docente, além de explorar os benefícios e as desvantagens da inserção da abordagem STEAM no currículo do Ensino Superior, bem como explorar e discutir os indícios ou não de pressupostas dessa abordagem na prática pedagógica dos professores universitários. Deste modo, verifica-se nesta pesquisa o quanto a abordagem STEAM pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI, no aprimoramento docente e na incorporação de novas metodologias ativas e recursos digitais na prática didático-pedagógica dos professores que futuramente atuarão na Educação Básica.
Abstract: This research aimed to investigate conceptual and pedagogical aspects about the insertion of the STEAM Education (acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) approach from the perspective of the teaching staff and students of undergraduate courses at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé. To this end, qualitative-quantitative research is used to analyze the perceptions, dilemmas and tensions regarding the conceptual and pedagogical aspects regarding the STEAM Education approach within the scope of the teaching practice of Higher Education teachers, with teachers and students of the course as participants. degree in the areas of Mathematics, Physics, Chemistry and Music from UNIPAMPA. Thus, the proposal is to investigate teachers' perceptions based on a critical dialogue about the field of teacher training and the professional skills that constitute them. Through a questionnaire, the aim is to analyze the speeches of teachers and students, their similarities and differences, via discursive textual analysis-ATD. The theoretical framework presents reflections on STEAM Education, the challenges and potential of this approach, public educational policies aimed at teacher training directed by BNCC and BNC-Training, the professional skills of the educator and pedagogical innovation. In this way, the questionnaire enabled reflection on teaching practice, in addition to exploring the benefits and disadvantages of including the STEAM approach in the Higher Education curriculum, as well as exploring and discussing the signs or not of assumptions of this approach in teachers' pedagogical practice. College students. In this way, this research shows how much the STEAM approach can contribute to the development of 21st century skills and competencies, in teaching improvement and in the incorporation of new active methodologies and digital resources in the didactic-pedagogical practice of teachers who will work in the future in Basic education.
Palavras-chave: STEAM Education
Formação de Professores
Competências Docentes
Inovação Pedagógica
Teacher Training
Teaching Skills
Pedagogical Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: FAGUNDES, Daiane da Silva. Olhares sobre o movimento Steam na educação : perspectivas de formadores e licenciandos. 2024. 104f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9314
Data do documento: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Daiane_Fagundes_final.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.