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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorSilva, Débora Rocha da-
dc.date.accessioned2024-06-19T18:33:49Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T18:33:49Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Rocha da. "Pretagogia”: vivências e narrativas de mulheres negras na docência. 2024. 84f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9310-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to reflect on the life experiences of black female teachers and their influence on pedagogical practice in the early years in municipal public schools in the city of Bagé-RS. The theoretical framework is based mainly on Almeida, 2020; Berth, 2020; Cavalleiro, 2021; Freitas, 2021; Gomes, 1995, 2002, 2005, 2017, 2021; Kilomba, 2019, Petit, 2015, Ribeiro, 2018; among others. The main methodological path is based on qualitative, investigative field research, permeated by action research procedures with the development of the extension course "Pretagogy: building knowledge from the perspective of recognizing and valuing Afro-Brazilian and African history and culture in the classroom". The research was carried out with 08 self-declared black teachers, participants in the course, who work as teachers in the early years of primary education in municipal public schools in the city of Bagé-RS. As an instrument for data collection and evaluation of the extension course, pedagogical letters were used, the theme of which was based on markers of Africanness, the basis of Sandra Haydeé Petit's (2015) Pretagogy Belonging, Afroancestral Body-Dance and African Oral Tradition in Teacher Training methodological approach. The information was analyzed according with the procedures to discursive textual analysis and it can be seen that in the excerpts taken from the letters written by the black teachers, there are several reports that confirm the influence of their life experiences on the pedagogical practices described. Why does it happen? Why can't we cancel our color, our origins, who we are, where we come from, our culture and identity. I believe that Pretagogy supports anti-racist pedagogy with a tool for valuing black belonging, envisioning new paths and new realities for black and non-black students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPretagogiapt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectExperiência de vidapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPretagogypt_BR
dc.subjectBlack female teacherspt_BR
dc.subjectLife experiencept_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.title"Pretagogia”: vivências e narrativas de mulheres negras na docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Veronice Camargo da-
dc.contributor.referee3Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.contributor.referee4Machado, Sátira Pereira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca levantar reflexões acerca das experiências de vida de professoras negras e suas influencias na prática pedagógica nos anos iniciais em escolas públicas municipais cidade de Bagé-RS. O referencial teórico ancora-se principalmente em Almeida, 2020; Berth, 2020; Cavalleiro, 2021; Freitas, 2021; Gomes, 1995, 2002, 2005, 2017, 2021; Kilomba, 2019, Petit, 2015, Ribeiro, 2018; entre outros. O percurso metodológico principal se fundamenta na pesquisa qualitativa, investigativa de campo, permeada pelos procedimentos da pesquisa ação com o desenvolvimento do curso de extensão “Pretagogia: construção de saberes na perspectiva do reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira e africana em sala de aula”. A pesquisa, nesse viés, foi realizada com 08 professoras autodeclaradas negras, participantes do curso, que atuam como regentes nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas municipais da cidade de Bagé-RS. Como instrumento de coleta de dados e avaliação do curso de extensão, foram utilizadas as cartas pedagógicas cuja temática para a escrita fundamentou-se nos marcadores de africanidades, base da abordagem metodológica Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores de Sandra Haydeé Petit (2015). A análise das informações foi realizada de acordo com os procedimentos da análise textual discursiva e pode-se constatar que nos trechos retirados das cartas escritas pelas professoras negras, há vários relatos que confirmam a influência de suas experiências de vida nas práticas pedagógicas descritas. Porque isso acontece? Por que não podemos anular nossa cor, nossas origens, quem somos, de onde viemos, nossa cultura e identidade. Acredito que a Pretagogia vem alicerçar a pedagogia antirracista com uma ferramenta de valorização do pertencimento negro vislumbrando novos caminhos e novas e realidades para os alunos negros e não negros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DISSERTAÇÃO DÉBORA ROCHA DA SILVA (1).pdf2.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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