Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9304
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza: uma experiência com o portfólio no Ensino Médio
Autor(es): Cassiano, Marina Moreira
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Maders, Sandra
3° Membro da banca: Stoll, Vitor Garcia
Resumo: Com a intenção de discutir a temática avaliação da aprendizagem, especificamente o portfólio como instrumento avaliativo formativo, justificado na vivência enquanto docente em formação, atrelada à concepção avaliativa inclusiva e a diversidade de estratégias avaliativas que podem ser utilizadas em prol de construção de aprendizagens significativas. Para tal, busca-se responder quais são as contribuições teórico-metodológicas da avaliação mediada pelo portfólio no ensino médio? Cujo objetivo visa analisar a experiência com o portfólio nas disciplinas de Química, Física e Biologia, com uma turma de 3o ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dom Pedrito. Os sujeitos são 16 alunos, com idade entre 19 e 24 anos, em sua maioria trabalhadores. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, em relação aos objetivos é descritiva e explicativa e quanto aos procedimentos um estudo de caso. Os resultados foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin (1977), coletados através do portfólio misto, orientado pelo professor e do questionário respondido pelos estudantes. Percebemos que o uso do portfólio, é viável, no Ensino Médio, e consequente nos demais níveis de ensino, tanto como instrumento metodológico como avaliativo. Caracteriza-se como uma possibilidade de avaliação formativa, que demonstra a organização e o progresso dos estudantes em nível conceitual, além de respeitar a autonomia, estimular a criatividade e a capacidade reflexiva e respeitar as individualidades dos sujeitos.
Resumen : With the intention of discussing the topic of learning assessment, specifically the portfolio as a formative assessment tool, justified by the experience as a teacher in training, linked to the inclusive assessment concept and the diversity of assessment strategies that can be used in favor of building meaningful learning. To this end, we seek to answer what are the theoretical-methodological contributions of assessment mediated by the portfolio in high school? The objective of which is to analyze the experience with the portfolio in the disciplines of Chemistry, Physics and Biology, with a 3rd year high school class at a state school in Dom Pedrito. The subjects are 16 students, aged between 19 and 24, mostly workers. Methodologically it is characterized as a research with a qualitative approach, in relation to the objectives it is descriptive and explanatory and in terms of the procedures a case study. The results were treated by Bardin's (1977) content analysis, collected through the mixed portfolio, guided by the teacher and the questionnaire answered by the students. We realized that the use of the portfolio is feasible in high school and consequent in other levels of education, both as a methodological and evaluative instrument. It is characterized as a possibility of formative assessment, which demonstrates the organization and progress of students at a conceptual level, in addition to respecting autonomy, stimulating creativity and reflective capacity and respecting the individuality of subjects.
Palabras clave : Ciências da Natureza
Portfólio
Avaliação da aprendizagem
Avaliação Formativa
Ensino Médio
Natural Sciences
Learning assessment
Formative assessment
High school
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : CASSIANO, Marina Moreira. Avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza: uma experiência com o portfólio no Ensino Médio. 2023. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9304
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCN 2023 Marina M Cassiano.pdf446.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.