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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Perspectiva de uma aula usando a modelagem matemática: Astrolábio
Autor(es): Padilha, Ana Margarida dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
Coorientador: Vaz, Francieli Aparecida
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Bihain, Anderson Luís Jeske
3° Membro da banca: Silva, Everson Jonatha Gomes da
Resumo: O presente trabalho apresenta elementos sobre a Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Matemática com enfoque na trigonometria com objetivo de construir um instrumento para medir alturas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio em uma turma de turno integral da cidade de São Sepé no Rio Grande do Sul, a qual foi aplicada em duas aulas, de cinquenta minutos. A pesquisa teve como ideia central realizar uma aula inédita para a autora deste trabalho de forma a que se tivesse a oportunidade de utilizar uma metodologia diferente, experimentando outra forma de ensinar e quem sabe despertar um maior interesse do aluno, possibilitando que os alunos aprendessem por meio de uma metodologia resolvendo e interpretando situações problema. Assim, como apontado em estudos de outros autores, esta pesquisa comprovou, também, que a Modelagem Matemática pode ajudar a promover uma melhor aprendizagem que seja contextualizada e que produza significados para os estudantes. A proposta deste trabalho foi a de convidar os alunos a confeccionar o instrumento astrolábio, logo após ir para o pátio da escola coletar os dados para que fossem realizados os cálculos e posteriormente responderiam algumas perguntas dos exercícios, que seriam importantes para a conclusão deste trabalho.
Resumen : The present work presents elements about Mathematical Modeling as a teaching strategy for Mathematics, focusing on trigonometry, with the objective of constructing an instrument for measuring heights. The research was conducted with high school students in a full-time class in the city of São Sepé, Rio Grande do Sul. It was carried out in two classes, each lasting fifty minutes. The central idea of the research was to conduct a unique lesson for the author of this work, in order to have the opportunity to use a different methodology, experimenting with another way of teaching and, perhaps, arousing a greater interest from the students. This would enable the students to learn through a methodology that involves solving and interpreting problem situations. Thus, as indicated in studies by other authors, this research also confirmed that Mathematical Modeling can help promote better learning that is contextualized and produces meaning for the students. The purpose of this work was to invite the students to make the astrolabe instrument, then go to the schoolyard to collect the data needed for calculations. Afterwards, they would answer some exercise questions, which would be important for the conclusion of this wor
Palabras clave : Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Ensino Médio
Mathematical Modeling
Mathematics Teaching
High School
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
Citación : PADILHA ,Ana Margarida dos Santos. Perspectiva de uma aula usando a modelagem matemática: Astrolábio. 2023.38f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9281
Fecha de publicación : 24-jun-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

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