Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9262
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | O uso de applets do geogebra : uma aplicação para o ensino de tronco de pirâmide e de cone |
Autor(es): | Macabu, Hallef Julia |
Primeiro Orientador: | Vaz, Francieli Aparecida |
Coorientador: | Silva, Everson Jonatha Gomes da |
1° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
2° Membro da banca: | Bihain, Anderson Luís Jeske |
3° Membro da banca: | Blass, Leandro |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a descrição e os resultados da pesquisa exploratória de cunho qualitativo, realizada a partir da aplicação de uma aula inédita, com alunos de um curso de pré-vestibular com o objetivo de investigar as vantagens do uso do GeoGebra aliado com atividade baseada na resolução de problema no ensino de tronco de pirâmide e cone, através de uma prática docente inédita. Buscou-se identificar as potencialidades para o processo de ensino aprendizagem do uso de Tecnologias Digitais, mais especificamente o software GeoGebra, conciliado com problemas contextualizados no ensino dos conteúdos de Geometria Espacial: tronco de pirâmides e tronco de cones. Para a concretização desta proposta de ensino, foi realizado uma pesquisa nos applets do GeoGebra para encontrar atividades relacionadas com o tema e selecionar problemas contextualizados para resolver junto aos estudantes. Por sua vez, os estudantes utilizaram celulares e tablets para executarem applets do GeoGebra, em sala de aula, e realizarem as atividades propostas. A partir dessa aula, foram coletados os dados que foram analisados e relatados nesse trabalho, onde foi possível observar as potencialidades do GeoGebra no ensino de Geometria Espacial, os dados ainda apontaram para falta de contato dos alunos com o uso de TD. Foi possível concluir a importância da aplicação de novas metodologias em sala de aula, destacando que foi identificada a importância de se levar Tecnologias Digitais para sala de aula e motivar os alunos. |
Resumen : | The present course conclusion paper presents the description and results of the exploratory qualitative research, carried out from the application of an unprecedented class, with students of a pre-vestibular course with the objective of investigating the advantages of the use of GeoGebra allied with activity based on problem solving in the teaching of pyramid trunk and cone, through an unprecedented teaching practice. We sought to identify the potentialities for the teaching-learning process of the use of Digital Technologies, more specifically the GeoGebra software, reconciled with contextualized problems in teaching the contents of Spatial Geometry: trunk of pyramids and trunk of cones. To implement this teaching proposal, research was carried out in GeoGebra applets to find activities related to the theme and select contextualized problems to solve with students. In turn, students used mobile phones and tablets to perform GeoGebra applets in the classroom and perform the proposed activities. From this class, data were collected that were analyzed and reported in this study, where it was possible to observe the potentialities of GeoGebra in the teaching of Spatial Geometry, the data also pointed to the lack of contact of students with the use of TD. It was possible to conclude the importance of applying new methodologies in the classroom, highlighting that the importance of bringing Digital Technologies to the classroom and motivating students was identified. |
Palabras clave : | Tecnologias Digitais GeoGebra Applets Geometria Espacial Problemas Digital Technologies GeoGebra Spatial Geometry Problems |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Citación : | MACABU, Hallef Julia. O uso de applets do geogebra : uma aplicação para o ensino de tronco de pirâmide e de cone . 2023. 52f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9262 |
Fecha de publicación : | 10-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Hallef_Final.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.