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dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorCamargo, Renan Silveira-
dc.date.accessioned2024-05-23T20:06:03Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-05-23T20:06:03Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationCAMARGO, Renan Silveira. Uma aspiração generalizada do nosso povo : o processo de implantação do Colégio Estadual De Bagé. 2024. 132f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9238-
dc.description.abstractEste trabajo examina el proceso de implantación del Colegio Estatal de Bagé entre 1950 y 1955, destacando su papel para la democratización y expansión de la educación secundaria en la ciudad de Bagé. Situándose en el contexto de las transformaciones políticas, sociales y culturales del país, el trabajo investiga las motivaciones, las demandas comunitarias y el papel de los actores involucrados en la concepción de la institución. A través de una metodología cualitativa y descriptiva, fundamentada en el análisis documental de registros históricos y artículos periodísticos, además de una revisión bibliográfica enfocada en la evolución educativa brasileña de los años 50, el estudio revela el impacto significativo de la escuela en la historia educativa local y su posición pionera en la oferta de enseñanza ginasial y colegial gratuita. La investigación también destaca la importancia de la movilización de la sociedad local y el papel de liderazgos políticos para superar barreras excluyentes. Las conclusiones resaltan principalmente el papel central del entonces alcalde Carlos Kluwe en este proceso y la contribución histórica y educativa del Colegio Estatal. Algunas perspectivas futuras de investigación son las prácticas escolares verificadas en los primeros años de funcionamiento de la institución, los demás agentes sociales influyentes para el éxito en la lucha por la implantación, el profundizar en la biografía del alcalde Kluwe y la comparación con iniciativas similares en el estado de RS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituição Escolarpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectExpansão do Ensinopt_BR
dc.subjectSegundo Graupt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInstitución Educativapt_BR
dc.subjectHistoria de la Educaciónpt_BR
dc.subjectExpansión de la Enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación Secundariapt_BR
dc.subjectEducación Mediapt_BR
dc.titleUma aspiração generalizada do nosso povo: o processo de implantação do colégio Estadual de Bagé (1950-1955)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Ferreira, Liliana Soares-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina o processo de implantação do Colégio Estadual de Bagé entre 1950 e 1955, destacando o seu papel para a democratização e expansão do ensino secundário na cidade de Bagé. Situando-se no contexto das transformações políticas, sociais e culturais do país, o trabalho investiga as motivações, as demandas comunitárias e o papel dos atores envolvidos na concepção da instituição. Através de uma metodologia qualitativa e descritiva, fundamentada na análise documental de registros históricos e artigos jornalísticos, além de uma revisão bibliográfica focada na evolução educacional brasileira dos anos 50, o estudo revela o impacto significativo da escola na história educacional local e sua posição pioneira na oferta de ensino ginasial e colegial gratuito. A pesquisa também destaca a importância da mobilização da sociedade local e o papel de lideranças políticas para a superação de barreiras excludentes. As conclusões ressaltam principalmente o papel central do então prefeito Carlos Kluwe neste processo e a contribuição histórica e educacional do Colégio Estadual. Algumas perspectivas futuras de investigação são as práticas escolares verificadas nos primeiros anos de funcionamento da instituição, os demais agentes sociais influentes para o êxito na luta pela implantação, o aprofundamento na biografia do prefeito Kluwe e a comparação com iniciativas semelhantes no estado do RS.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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