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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise da satisfação e da motivação dos colaboradores do setor hoteleiro de Santana do Livramento.
Otros títulos : Analysis of satisfaction and motivation of employees in the hotel sector in Santana do Livramento.
Autor(es): Leite, Ana Paula Cruz
Primeiro Orientador: Lima, Luiz Edgar Araujo
1° Membro da banca: Roncato, Patricia Eveline dos Santos
2° Membro da banca: Marchi, Jamur Johnas
Resumo: O setor de serviços é uma atividade produtiva representativa no cenário nacional, o que não é diferente na cidade de Santana do Livramento (RS), onde o mesmo também é considerado de grande importância tanto na arrecadação quanto na geração de emprego do município. No âmbito do setor de serviços, a hotelaria é a área em estudo nesta pesquisa onde se buscou investigar a realidade vivenciada pelos funcionários do setor hoteleiro de Santana do Livramento. Assim, este estudo teve o intuito de conhecer a percepção dos empregados deste setor em relação a duas variáveis principais, a motivação e a satisfação com o trabalho. Analisaram-se fatores como o cumprimento das leis trabalhistas, a disponibilização de benefícios espontâneos, e ainda a percepção dos funcionários das empresas hoteleiras com relação ao trabalho realizado pelo Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Livramento (SETHL). Para atingir os objetivos deste estudo, primeiramente realizou-se uma análise de teorias já descritas anteriormente acerca da motivação e satisfação que serviram de base para posterior análise dos dados coletados através de um questionário semiestruturado, de característica quali-quanti, que foi aplicado na segunda fase deste trabalho aos funcionários das empresas hoteleiras de Santana do Livramento. A análise dos dados qualitativos foi feita através do método de análise de conteúdo e para as questões quantitativas utilizou-se a estatística descritiva, expondo os resultados obtidos sob a forma de tabelas. Os questionários foram aplicados diretamente nas empresas que possibilitaram a entrada do pesquisador e nas dependências do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade. Os principais resultados obtidos demonstram que existe satisfação entre os respondentes e que os mesmos estão motivados no desempenho de suas funções. As alegações apresentadas pelos funcionários para justificar esse sentimento confirmam as teorias que compõem este estudo. São as forças internas que cada indivíduo manifesta aliadas aos acontecimentos externos que envolvem o ambiente onde eles estão inseridos que determinam o grau de motivação e satisfação de cada um. Por fim, destaca-se que os resultados desta pesquisa contribuem para a articulação de projetos que possam beneficiar os funcionários junto as empresas do setor hoteleiro.
Resumen : The service sector is a representative productive activity on the national scene, which is no different in Santana do Livramento (RS), where it is also considered of great importance both in storage and in the generation of employment in the city. Within the service sector, the hotel is the area under study in this research when the aim is to investigate the reality experienced by employees in the hospitality industry of Santana do Livramento. This study aimed to know the perception of the employees of this sector in relation to two main variables, motivation and satisfaction with the work of these employees. Thus, analyzed factors such as compliance with labor laws, the provision by these spontaneous benefits companies, important tools to contribute to meeting the needs of its employees, and even the perception of officials of the hotel companies with regard to work conducted by the Workers Union in Tourism and Hospitality Deliverance (SETHL). To achieve the goals, first conducted a literature search for reasons of study, where theories previously described about the motivation and satisfaction were the basis for further analysis of the data collected through a semi-structured questionnaire, characteristic qualitative and quantitative, which was applied in the second phase of this work to officials of hotel businesses in Santana do Livramento. The qualitative data analysis was performed using the content analysis method and quantitative questions used the descriptive statistics, showing the results obtained in the form of tables. The questionnaires were applied directly to the companies that made possible the entry of the researcher and the SETHL dependencies. The results show that there is satisfaction among the respondents and that they are motivated to perform their functions. There are various claims made by officials to justify this feeling, which confirms the theories that make up this study. Are the internal forces that each individual manifests allied to external events involving the environment where they are inserted to determine the degree of motivation and satisfaction of each. Finally, it is emphasized that the results of this research contribute to joint projects that can benefit employees with entrepreneurs in the hospitality industry.
Palabras clave : Motivação
Satisfação
Benefícios
Motivation
Satisfaction
Benefitis
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : LEITE, Ana Paula Cruz. Análise da satisfação e da motivação dos colaboradores do setor hoteleiro de Santana do Livramento.. 83 p. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9227
Fecha de publicación : 23-ene-2015
Aparece en las colecciones: Administração

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