???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Finanças comportamentais: a educação financeira e o risco
metadata.dc.title.alternative: Behavioral finance: financial education and risk
Autor(es): Soares, Vanessa de Oliveira
Primeiro Orientador: Flores, Silvia Amélia Mendonça
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Silva, Andressa Hennig
Resumo: No mundo contemporâneo, os indivíduos crescem tendo que lidar cada vez mais com diversas questões financeiras, onde todas as decisões que tomam contêm características de risco. Isto faz com que a educação financeira seja de extrema importância, pois com ela os indivíduos tomam decisões mais conscientes, caem menos em fraudes, se integram melhor na sociedade e no longo prazo adquirem um maior bem-estar financeiro. Sendo assim, objetivo principal deste trabalho foi analisar, sob a ótica das finanças comportamentais, a educação financeira, a percepção e o comportamento de risco dos estudantes universitários da cidade de Santana do Livramento. Com este intuito foi realizada uma pesquisa survey, composta por 625 respondentes, em que o instrumento de coleta de dados foi um questionário que contém 31 questões. A análise dos resultados foi realizada com técnicas de estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão, frequência, percentual e correlação de Pearson), teste de confiabilidade das escalas (Alfa de Cronbach) e testes de hipóteses (teste t e ANOVA). De acordo com o estudo realizado, foi possível perceber que os acadêmicos pesquisados possuem uma educação financeira consideravelmente baixa, pelo nível de escolaridade e instrução que possuem. Porém, apesar de possuírem baixo nível de conhecimento sobre assuntos financeiros, demonstraram ter uma boa percepção de risco e comportamentos cautelosos frente ao mesmo. Os resultados encontrados também demonstram que a educação financeira possui uma relação positiva com a percepção de risco e negativa com o comportamento de risco financeiro. Espera-se que os resultados deste trabalho instiguem novos estudos na área das Finanças Comportamentais, corroborando assim, para o desenvolvimento do tema no Brasil
Abstract: In today's world, individuals grow having to deal increasingly with several financial issues, where all the decisions made involve risk characteristics. This makes financial education extremely important, as it allows individuals to make better choices, to avoid being victims of fraud, to better integrate in society and to acquire greater financial well-being in the long term. Therefore, the aim of this study was to analyze, from the perspective of behavioral finance, financial education, awareness and risk behavior of university students in the city of Santana do Livramento. To this end, a survey was conducted, onsisting of 625 respondents to a 31-question questionnaire as collection instrument. The data analysis was conducted through descriptive statistics (mean, median, standard deviation, frequency, percentage and Pearson correlation), scale reliability test (Cronbach’s alpha) hypothesis tests (t test and ANOVA). According to the study, it was revealed that the students surveyed have considerably poor financial education if compared to their levels of schooling. Despite their low levels of financial knowledge, however, students have proven to possess a good level of perception on risk and tend to adopt cautious behaviour when addressing financial affairs. The results also demonstrate that financial education has a positive relation to risk perception and a negative one to financial risk behaviour. It is expected that the results of this paper instigate further studies in the field of behavioural finance, in a way that it contributes to the development of the theme in Brazil.
metadata.dc.subject: Finanças comportamentais
Educação financeira
Percepção de risco
Comportamento de risco
Universitários
Behavioral finance
Financial education
Risk awareness
Risk behavio
College students
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: SOARES, Vanessa de Oliveira. Finanças comportamentais: a educação financeira e o risco. 68 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9191
metadata.dc.date.issued: 14-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC versão para entrega.pdf697.01 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???