Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8927
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente e formação de professores para o uso de tecnologias digitais a partir da pandemia de COVID-19 em uma escola do campo
Autor(es): Campos, Camila Dinat
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristi na da Silva
3° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
4° Membro da banca: Marcon, Karina
Resumo: A pesquisa investigou as ferramentas educacionais digitais utilizadas durante o ensino remoto em sala de aula na pandemia de COVID-19, e a continuidade dessas práticas no retorno presencial em uma escola do campo, resultando em um produto educacional no formato ebook, um Guia com ferramentas digitais para serem utilizadas no ensino. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas e suas potencialidades, a partir da participação em grupo focal relacionado à utilização de tecnologias digitais em sala de aula, no contexto do ensino remoto e no retorno presencial, durante a pandemia de COVID-19 e posteriormente. Os objetivos específicos são: discutir as políticas governamentais para a implementação do ensino remoto e híbrido na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul; analisar o acesso dos educandos ao ensino remoto e híbrido; identificar as tecnologias digitais adotadas no período remoto e a continuidade de seu uso no retorno presencial. Os conceitos que embasam a pesquisa são formação de professores e a cibercultura, educação no campo, ensino remoto e tecnologias digitais na educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na qual tem como finalidade alcançar realizações, ações efetivas e transformações no campo social. A escolha da pesquisa-ação refere-se ao intuito da transformação da realidade do ambiente pesquisado e a participação coletiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O ebook intitulado “Guia prático com ferramentas digitais para auxiliar no ensino” foi elaborado com a intenção de minimizar o problema da pesquisa. Os resultados da pesquisa através da avaliação dos participantes apontaram satisfação, com linguagem clara e objetiva, layout atrativo e de acesso gratuito guiando os docentes na utilização das ferramentas em sala de aula. É essencial ir além das estratégias de ensino pós-pandêmicas e das ferramentas digitais, pois o perfil do estudante evoluiu ao longo do tempo. É preciso considerar essa transformação no modelo educacional para promover uma inclusão digital mais abrangente e duradoura.
Abstract: The research investigated the use of digital educational tools during remote teaching in the COVID-19 pandemic and the continuation of these practices upon the return to in-person classes in a rural school, resulting in an educational product in the form of an ebook—a guide with digital tools for use in teaching. The overall objective of this research was to analyze pedagogical practices and their potentials, based on participation in a focus group related to the use of digital technologies in the context of remote and in-person teaching during and after the COVID-19 pandemic. Specific objectives include discussing government policies for implementing remote and hybrid teaching in the state education system of Rio Grande do Sul, analyzing students' access to remote and hybrid teaching, and identifying the digital technologies adopted during the remote period and their continued use upon the return to in-person classes. The underlying concepts of the research are teacher training and cyberculture, rural education, remote teaching, and digital technologies in education. The methodology used was action research, aiming to achieve concrete actions and transformations in the social field. The choice of action research is related to the intention to transform the reality of the researched environment and the collective participation of the subjects involved in the research. The ebook titled "Practical Guide with Digital Tools to Aid Teaching" was developed with the intention of addressing the research problem. The results of the research, as assessed by the participants, indicated satisfaction with clear and concise language, an attractive layout, and free access, guiding educators in the use of tools in the classroom. It is essential to go beyond post-pandemic teaching strategies and digital tools, considering the evolving student profile over time. This transformation in the educational model needs to be considered to promote a more comprehensive and lasting digital inclusion.
Palavras-chave: Educação no campo
Ensino Remoto
Tecnologias Digitais
Formação de Professores
Pandemia
Políticas Públicas em Educação
Education in rural areas
Remote teaching
Digital technologies
Teacher training
Pandemic
Public Policies in Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: CAMPOS, Camila Dinat. Trabalho docente e formação de professores para o uso de tecnologias digitais a partir da pandemia de COVID-19 em uma escola do campo. 127 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8927
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DINAT CAMPOS.pdfCamila Dinat Campos 20233.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.